Especial Livro X Filme: O Segredo de Emma Corrigan/ Pode guardar um segredo ?

Filme: Pode Guardar um Segredo?

Título Original: Can You Keep a Secret?

Gênero: Comédia Romântica

Duração:  1 hora e 35 minutos

Nota: 3 de 5

Onde Assistir: Amazon Prime ou Vizer TV (Clique Aqui)

Baseado no livro " O Segredo de Emma Corrigan" de Sophie Kinsella

Assisti esse filme sem muita pretensão, e em primeiro momento nem tinha me tocado que o longa era baseado em um livro, e ainda mais da Sophie Kinsella. Pra quem não sabe, outro livro da autora que virou filme foi o " Delírios de Consumo de Becky Bloom" que agradou muita gente. Eu já lia os livros da Sophie, e sempre curti o jeito que ela escreve as histórias com uma pegada mais comédia e misturando romance de uma forma mais leve. Mas, antes das minhas considerações, vamos falar do filme, e ali mais embaixo do livro( que tem algumas diferenças).  Emma Corrigan acaba de sair de uma reunião de trabalho e acha que estragou tudo. Frustrada por sua insatisfação com o trabalho, e tentando não deixar seu medo de voar de avião domina-la, Emma acaba passando por uma turbulência. Crente que está prestes a morrer, ela acaba desabafando sobre seus segredos ao passageiro estranho que está sentado ao seu lado.  Envergonhada, mas crente que nunca mais irá ve-lo, Emma segue sua vida. Mas, tudo acaba mudando quando no dia seguinte, em seu trabalho ela descobre que o cara para quem contou todos os seus segredos é nada mais nada menos que o fundador da empresa e seu chefão. Agora, Emma enfrenta situações hilárias com seu chefe que acaba transformando a relação deles e rendendo boas risadas.


Vamos falar do livro logo ali embaixo, então vou fazer minhas considerações sobre o filme sem considerar o livro. Eu curti muito. Pode guardar um segredo é a típica comédia romântica leve, que acontece de uma forma muito calma e rende boas risadas. Confesso que o longa me surpreendeu, não esperava tanto dele. Inclusive, outra surpresa foi a atuação da Alexandra Daddario em um papel mais comico. Gostei de ve-la atuando nesse aspecto e a química dela com o ator principal funciona bem. O longa foca mais na parte engraçada do que no romance propriamente dito, mas como mencionei as coisas vao se desenvolvendo de uma forma bem leve. Achei engraçado o modo como tudo foi inserido, ou como os segredos revelados de Emma são mostrados durante as ações do longa combinando com a fala do personagem que a confronta. É aquele típico filme gostoso de ver que você poderia assistir mais de uma vez sem nenhum problema.  É simples, leve e sem forçar. Personagens bons, história equilibrada e um enredo com ritmo calmo. Eu gostei. De verdade.








Agora, vamos falar do livro que o filme se baseou....


Livro: O Segredo de Emma Corrigan
Autora: Sophie Kinsella
Ano: 2005
Páginas: 384
Editora: Record
Nota: 4 de 5

Agora sim. Vamos comparar o livro ao filme. Não vou falar novamente do enredo, porque ele é o mesmo do longa. Se você já leu os Delírios de Consumo de Becky Bloom, com certeza vai sentir a familiaridade com relação ao estilo de escrita da autora. É simplesmente super divertido ler os livros da Sophie. Ela consegue criar personagens naturalmente engraçados e isso acontece com Emma. Eu comecei a rir nos primeiros capítulos do livro. Por conta disso, o livro vai seguindo de uma forma muito envolvente. A autora consegue colocar doses de humor, loucura e momentos embaraçosos junto com um romance muito leve. A história é muito boa, ao mesmo tempo em que ela parece não ter nada de tão especial, ela acaba sendo muito mais interessante do que poderíamos esperar. 

Como é de se esperar em adaptações, muita coisa é modificada do livro para a tela quando um filme baseado em livro é lançado. E esse livro não escapa disso. A diferença é que os elementos modificados são bem pequenos. Bem pequenos mesmo. Obviamente, algumas partes foram deixadas de lado para que o longa talvez tivesse outro foco, mas de uma forma geral diria que o livro foi muito bem adaptado com relação a história do filme.

É claro que o livro é bem MELHOR e muito MAIS detalhado que o longa. Mas falando de questões de adaptação, esse livro conseguiu se sair bem e o longa puxou os elementos principais que fazem o livro ser incrível. No livro, apesar de não aparecer no filme, temos várias aparições da família de Emma, no qual ela tem uma grande insatisfação. Confesso que senti um pouco de falta disso no filme, nem que fosse em uma cena mais rápida. Mas pra quem vê o filme sem ler o livro, fica tudo numa boa. O mais legal do livro é que a Emma é engraçada naturalmente. Você consegue se identificar com suas gafes, seus segredos estranhos, suas piadas e suas insatisfações no trabalho e com relacionamentos. Ela é levemente divertida e te tirar sorrisos, que necessariamente não precisam ser gargalhadas mas que funcionam de uma forma muito efetiva.  É um livro leve, de uma personagem que representa muitas pessoas, afinal todos temos pequenos segredos e esses pequenos segredos saem a tona rendendo cenas pra lá de divertidas. Ressaltando também, que os diálogos com Jack também são muito engraçados. É uma leveza que chega deixa seu coração bem. Sem forçar, sem entediar é só se deixar levar pelas gafes da personagem e seu bom humor. É um dos meus livros favoritos. Amei, de verdade.
  
Quanto a adaptação, creio que o longa captou a sensação de leveza que o filme traz e que a própria personagem tem e isso me deixou feliz. Assisti o filme duas vezes. Uma, antes de ler o livro. Outra, depois de ler o livro para ver se minha visão mudaria, mas com certeza gostei do que vi. Muitas pessoas não curtiram o filme, mas eu acho que representou bem a obra da Sophia. É aquilo, sempre falta alguma coisa, mas não quer dizer que foi de todo ruim. Se você assistiu o filme e tiver oportunidade, leia o livro, vai te render ainda mais risadas. 






Em O Segredo de Emma Corrigan, Sophie Kinsella segue a receita que fez da série Os Delírios de Consumo de Becky Bloom sucesso de público - foram mais de 35 mil exemplares vendidos só no Brasil - e crítica. Com humor e muito charme, ela nos apresenta a Emma, uma inglesa perto dos 30 anos, mas longe de uma definição na vida. Na memória ela guarda situações ultraconfidenciais: como perdeu a virgindade enquanto os pais assistiam Ben-Hur na sala de TV, o que pensa sobre o namorado, as peças que prega nos colegas de escritório, seu peso real.

Funcionária Júnior da Panther Corporation, uma empresa de produtos energéticos e esportivos com filiais por toda Grã-Bretanha, Emma vai a Glascow participar da reunião de marketing sobre um novo refrigerante, a Panther Cola. O que parecia uma grande oportunidade profissional se transforma num pesadelo. Como se não bastasse ter derramado a bebida num superior, seu vôo de volta para casa quase cai. Em momentos de tensão as pessoas fazem as coisas mais estranhas. E Emma Corrigan não é exceção. Acreditando estar a um passo de uma morte trágica, ela conta todos os seus pequenos pecados para o passageiro ao lado. Afinal, qual a probabilidade de vê-lo de novo? Ainda mais com vida?

Mas o destino decide brincar com a protagonista: o avião pousa em segurança e o distinto cavalheiro nada mais é que o fundador e presidente da empresa onde trabalha. E além dos segredos pessoais, Emma abriu o verbo sobre todos os colegas da Panther e suas estratégias para enrolar no serviço. Para recuperar o respeito profissional - e voltar às boas com o pessoal do escritório - Emma se mete nas situações mais inusitadas, quase novelísticas. Mas com as quais todas as mulheres acabam se identificando.



0 comentários.:

Postar um comentário



Topo