Eu tenho que reunir uma certa paciência pra falar desse longa que dividiu opiniões. Eu assisti Anora, logo depois do Oscar pra ver o motivo de tantos ganhos na premiação, e o tanto de decepção que eu tive não consigo explicar. Agora, o longa está disponível na Prime, e muito se voltou a falar dele. Então, vamos lá falar de todos os problemas de Anora?
E ah, eu assisti de novo meio que me arrastando pra ter certeza e é realmente muito ruim. Mas, calma! Vamos argumentar tudo isso.
A história de Anora é basicamente uma stripper que faz programas em uma boate e conhece um jovem russo que a faz uma proposta de ser sua namorada. Logo depois, ele propõe que eles se casem para que ele consiga cidadania americana e não tenha que voltar para a Rússia com seus pais. Porém , as coisas vão pro brejo quando a família dele manda capangas atrás dele, para investigar e anular o tal casamento.
E é basicamente isso. Vamos começar deixando claro aqui. Anora não é um filme de ROMANCE. Não sei de onde tiraram isso e de onde promoveram que é um conto de fadas da realidade. Não existe isso. Se você considera isso um romance, confesso que você deve assistir mais filmes do gênero.
Eu não me incomodei com o tema de ela ser stripper, porém o longa não se aprofunda em nada do que trás pro espectador. Ele levanta questões, mas não se aprofunda. Não fala da vida difícil da profissão, não se aprofunda nos dramas e dificuldades da Anora. Foca totalmente em mostrar partes do corpo dele, cenas desnecessárias pra mim que poderiam ter sido diminuidas e focadas na trama.
Mas, o diretor escolhe sexualizar a atriz ao máximo, com 40 minutos de filme não temos NADA concreto além de cenas sexuais, diálogos sem sentido entre os dois e nada nada nada de romance. Aliás, a ANORA entrou na onda dele por simplesmente DINHEIRO. E viu no casamento, uma oportunidade de mudar de vida. Ela nunca viu aquilo como romance e nem muito menos ele. Era uma moeda de troca pros 2.
E você pensa que depois de 40 minutos de cenas sexuais superficiais, diálogos em sentido, os 2 se casam e ai aparecem os capangas. Meu deus, acho que ai que o filme ficou ainda mais ridiculo. Além do cara que casou com ela, simplesmente fugir na primeira oportunidade, os caras começam a perseguir Anora querendo obriga-la a se divorciar. Ai é uma zona sem fim. Agarra ela. Ela grita. Amarra ela . Ela grita. O cara coloca ela no colo. Ela berra e berra e berra muitooo. Uma cena desnecessária e confusa. Morde não sei quem. Colocam mordaça. Ai levam a menina pra tudo quanto é canto da cidade procurando o jovem imaturo esposo que a abandonou na primeira oportunidade.
Ai é batida de carro. Anda de carro. Passa de local em local procurando um adolescente. Carrega a Anora pra tudo que é canto, até chegar no local que ela trabalhava e achar o menino todo feliz dançando com outra. Eu ri. Chega a ser ridículo o tempo que gastaram procurando o menino, e ele lá com outra.
Ai, você acha que melhora ? Não. Ela, obviamente, é obrigada a se divorciar pela família dele e quando ela finalmente consegue falar com ele o que ele diz? " Obrigada por me proporcionar um momento de diversão nos Eua". kkkkkkkk Eu fiquei com vergonha. A cara da atriz com a personagem foi impagável.
Um menino riquinho mimado casou pra irritar a família e depois foi obrigado a desfazer o que fez usando a Anora que agora viu sua oportunidade indo pro brejo. Nunca foi romance. Foi interesse mútuo pra ela sair daquela vida, daquele lugar. Então, não tem nada de romance.
Eles nem ao menos se gostam. A relação é superflua. A vida da Anora não é explorada nem ao menos seus dramas, diálogos fracos e cenas sem sentido com capangas que ficam rodando cenas e passando tempo atrás de um menino idiota.
E o pior ainda é o final. Ela sendo afetuosa com o tal capanga que botou ela no colo e ele ficando com dó dela. O que mais me incomoda além de não ter nada nesse longa que justifique a quantidade de Oscars, é que não teve nenhum desafio pra atriz que lhe rendesse o premio de melhor atriz.
É claro que se expor e fazer uma personagem voltada pra esse ramo é complicado, porém sem querer desmerecer a Mike qualquer outra atriz com um mínimo de talento conseguiria. Não tem nada que exija dela uma cena de drama, ou qualquer coisa que mostre algo que justifique isso. E nem é culpa da atriz , e sim da direção que insistiu em cenas focadas no corpo dela, várias cenas sexuais que poderiam ser descartadas porque já sabiamos o que ela fazia. O filme não se preocupa em nada, além de passar horas te enrolando esperando algo.
Vi algumas críticas dizendo que a Anora esperava um romance, que é sobre desigualdade que é sobre mudança de vida. E pode até ser, mas nada disso é sequer elaborado. A desigualdade é explicita, porém é usada como moeda de troca pelos 2. Não houve romance, nem conto de fadas real. Era só interesse. Um menino ridiculo. Uma stripper querendo sair por cima com dinheiro e uma história confusa cheia de cenas dispensáveis.
Mas, na época a Demi foi crucificada com esse filme, e agora temos um filme pior com 5 oscars. Vai entender? Sim, Anora é ruim e se merecia uma estatueta era muito. Não vale seu tempo e é um filme que ninguém vai lembrar daqui um tempo porque não te marca em nada.
0 comentários.:
Postar um comentário