Resenha de livro: As vantagens de ser invisível


Não é surpresa que eu estava louca para ler esse livro, não somente pelos diversos elogios que eu já tinha ouvido, mas também por já ter assistido o filme e amado. Confesso que lá no fundo, fiquei com medo de que o livro não correspondesse as minhas expectativas. Mas como eu estava enganada. O livro narra a história pelo personagem principal por meio de cartas, que ele escreve para si mesmo, que o ajudam a desabafar, refletir e pensar nas coisas que acontecem com ele. O mais interessante de tudo, foi o modo como o autor conseguiu adaptar de uma forma tão bem elaborada os elementos principais do texto e traze-los para o filme. Pra quem não sabe foi o próprio autor que dirigiu o filme no qual ele é baseado. O livro nos dá um entendimento mais claro de como as coisas realmente aconteceram com Charlie, nos permite conhecer melhor o personagem e ver as coisas do seu ponto de vista. A única coisa que ficou meio improvável, foi a descrição de Sam no livro( que é citada com olhos claros e brilhantes) diferentemente do filme no qual ela foi interpretada por Emma Watson. Nada mais a reclamar, a leitura do livro é leve, e rápida, e flui muito bem apesar da história ser bem profunda em questão dos detalhes. Com certeza uma ótima leitura e que deve ser apreciada. Recomendado.

Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.

As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.
Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo

13 comentários:

  1. Eu também assisti o filme e amei e agora estou louca para ganhar o livro logo, pois parece ser ainda melhor :3
    http://diferentteen-pamy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu assiste o filme e amei <3
    Agora o livro não tenho vontade de ler, pelo fato de que mostrar umas "partes" que não mostra no filme.
    Beijos.

    garotamodamh.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Amei tudo aqui: post, blog, layout!
    É tudo muito lindo.
    As vantagens de ser invisível tocou meu coração de verdade, mesmo sendo uma leitura simples. Ele é um livro que tem muita coisa pra ensinar!
    Enfim, estou seguindo seu blog ;)

    Beijos, Luana - http://www.ameninadolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Todo muito fala muito bem desse livro que eu fico com tanta vontade de ler.. Tenho ele baixado em ebook mas não curto muito ler pelo celular.. Enfim, adorei a resenha! Ficou muito boa *OO*
    Beijos ~
    sonhosde-primavera
    blog-colorfulsky

    ResponderExcluir
  5. Oi meu anjo, acabei de comprar este livro pois tenho muita vontade de ler ele. beijos te sigo

    http://onemomentintimes1.blogspot.com.es/

    ResponderExcluir
  6. Que bom que o livro corresponde ao filme. Pois eu li o livro Coraline e quando saiu o filme em desenho fiquei com tanta raiva que nem vi. Não sabia que foi o próprio autor quem o dirigiu, legal! Adorei!

    Passa lá no Just Babis (:

    ResponderExcluir
  7. Eu to doida pra ler esse livro, porem tava com um pouco de medo de nao ser tao bom, mas depois de ler sua resenha, fique com mais vontade de ler kkkk
    http://vivendodesorrisos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oii, acabei de ler este livro essa semana. E ele mudou muito minha forma de pensar, é ótimo mesmo.. Estou louca para ver o filme agora haha.. Beijos!

    trezereais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ao contrário de você, eu primeiro li o livro, e depois assisti o filme. Cara, é meu livro preferido. A leitura é muito agradável, eu me senti infinita!
    *Adorei sua resenha.
    :3 || † Ieah

    ResponderExcluir
  10. Não cheguei a ler o livro (ainda). Mas eu assisti o filme e amei. Cheguei até a chorar de tanto que me identifiquei com ele. Ele é tão lindo. *---*
    Adorei a resenha e o blog. Saiba que estou seguindo, viu?
    Beijos.

    bookaddictedblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Cybelle,
    Não vi o filme e nem li o livro. Mas gostei da sinopse e da introdução que você fez sobre as suas expectativas do livro. Vou ler o livro e baixar e assisti o filme. Eu adorei seu blog.

    http://rodrigobandasoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Parece muito bom, vou ler depois ^^


    theicefairy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Estou doida para ler esse livro, eu já vi o filme!
    E principalmente que é com a Hermione e o Percy que fiquei louca pelo filme e pelo livro.
    Visite meu blog: amandastale.blogspot.com
    espero que goste e se gostar siga-nos

    ResponderExcluir



Topo