Eu assisti: O Círculo


Filme: O Círculo
Título Original: The Circle
Lançamento: Junho de 2017
Duração:1 hora e 50 minutos
Gênero: Suspense, Drama
Distribuidora: Imagem Filmes
Nota: 2,5 de 5
Baseado no livro de mesmo nome 

Já tinha visto o trailer desse filme no Youtube e não fiquei muito impressionada. Minha única motivação para assistir esse longa inicialmente foi: Emma Watson. Eu realmente queria saber direito do que se tratava o filme e como ela se encaixava dentro da história. O Círculo é uma das empresas mais poderosas do planeta em questões tecnológicas já que engloba várias redes sociais e outras coisas dentro de um único sistema. Mae Holland vê sua vida mudar quando é indicada por uma amiga para ser entrevistada pela empresa e acaba sendo contratada. Empolgada, ela quer saber mais sobre a empresa, contribuir e se envolver com as pessoas ao seu redor, mas cada vez que ela vai mais fundo nisso percebe que as coisas que ela faz e decide tem consequências enormes. Afinal, quando não se tem segredos ou privacidade as coisas são totalmente expostas e até onde vai a limitação de não compartilhar tudo que acontece na sua vida?

A premissa da história é MUITO interessante. Se você já assistiu Black Mirror, vai ser meio que impossível não comparar essa história com o que a série falava a todo tempo: a influência da tecnologia avançada e a necessidade de postar sobre sua vida o tempo todo. O roteiro do filme é estruturado, porém o desenvolvimento e certos acontecimentos abordados dentro do filme deixam a atmosfera do longa um pouco devagar e sem nenhum momento empolgante. Eu esperava algo mais agressivo pois quando se tem um assunto tão bacana e reflexivo por trás você espera algo mais estrondoso com relação ao mesmo e isso não aconteceu.  Eu fiquei esperando o tempo todo por um momento empolgante e isso não aconteceu. Todo esse clima morno tirou a graça do mesmo e nem mesmo a boa atuação da Emma Watson e Tom Hanks salvaram o filme por si só. É óbvio que o filme cumpre o papel que queria em termos de se trazer uma reflexão necessárias para as pessoas que são muito dependentes das redes sociais e compartilham praticamente tudo da sua vida social. Por outro lado, O Círculo representa uma empresa poderosa " tipo Facebook ou Google" que parece ser maravilhosa e cheia de oportunidades para se trabalhar, mas que tem certas limitações e lados negativos. 

Se você realmente refletir sobre a mensagem do filme, vai de fato se preocupar com a influência da tecnologia em nossas vidas, a alienação das pessoas com relação a isso e é claro a consequência de se pressionar o compartilhamento de TUDO da vida do outro para as outras pessoas que gostam muito de julgar. Mas se a premissa é interessante por que o filme não é tão bom? Infelizmente apesar de estruturado o roteiro se perde e falha em passar a mensagem de uma forma mais bacana e marcante para quem está assistindo. É um filme com uma premissa inteligente, com um lado reflexivo e que passa uma imagem de algo bom, mas não entrega isso para quem está ali. Não há tanto espaço para que a absorção da mensagem seja grande e boa. Falta profundidade, falta uma pequena percepção de usar essa premissa de uma forma mais inteligente. Um filme superficial que tinha tudo pra ser um longa inteligente e reflexivo, mas que não entrega isso pois se mantém na base sem envolvimento, aprofundamento e mesmo sua premissa não o salva.









0 comentários.:

Postar um comentário



Topo