Resenha de Livro: Depois da Última Dança


Título: Depois da Última Dança
Autora: Sarra Manning
Ano: 2016
Páginas: 336
Editora: Suma de Letras
Nota: 3 de 5 

É muito difícil começar essa resenha já que eu até agora não consegui me decidir se realmente gostei desse livro ou não. Depois da última dança é aquele tipo de livro que tem uma boa história, um bom ritmo mas não te envolve e isso te faz perguntar se o livro funciona ou não na história que está contando. Neste livro temos duas histórias entrelaçadas e divididas entre capítulos  e tempos diferentes até finalmente se unirem no final. De um lado temos Rose, uma jovem de 16 anos que foge da casa de sua família para escapar do destino que a reservava. Ela é romântica, inocente e tem muitos sonhos e quando chega em Londres sabe onde quer ir: Rainbow Corner um famoso salão onde quer dançar e ser feliz. Porém, para uma jovem de 16 anos sozinha, inocente e no meio da segunda guerra mundial as coisas podem ser um pouco complicadas. 

Do outro lado, temos Jane que tem 27 anos e tinha planos de se casar antes dessa idade. Ela se vê perdida quando seu namoro com um cara super bem sucedido acaba e entra em desespero. Então, Jane entra em um bar vestida de noiva a procura de alguém que possa se casar com ela ( assim do nada) e acaba se deparando com Leo, um homem aparentemente simpático e encantador que depois de algumas conversas concorda em casar com ela. Logo depois ambos percebem que são muito diferentes um do outro, mas o destino se encarrega de mostrar que esse casamento não foi em vão. A pedido de Leo, Jane viaja para casa de uma parente de Leo e as suas histórias meio que se cruzam. Inicialmente, as duas parecem que não tem nada em comum e Jane só quer achar um jeito de se dar bem, mas conforme o tempo passa ela percebe que pode-se ficar vulnerável com relação as pessoas a sua volta. E as coisas podem mudar quando você menos perceber. Qual a ligação entre a história das duas?

Como citei ali em cima o livro se intercala em épocas diferentes narrando a história de Rose( mais jovem) e Jane sob a perspectiva muitas vezes de Leo e dela. Eu demorei para engatar nesse livro, e até o final não descobri o que realmente senti. Não sei se gostei ou não. O fato é que tem uma boa história ai por trás, ela é emocionante e bem desenvolvida em certos pontos porém peca em outros. A autora não nos fornece nenhum tipo de envolvimento. O máximo que se consegue se envolver é com Rose lidando com os horrores da guerra e sua inocência com relação aos homens. De resto, Jane e Leo só me agradaram nos primeiros momentos e depois foi difícil gostar dele. No final, até temos um certo tipo de amadurecimento e crescimento com relação aos dois já que ambos se interligam com Rose mas mesmo assim a história meio que deixou a desejar. Por ter fatores emocionantes e até agradar em alguns pontos a autora se focou em pontos que não precisavam de tanta atenção deixando de lado a atenção com o envolvimento da história. Eu tive que me forçar para literalmente não abandonar esse livro e no fundo eu queria saber se teria algum momento que faria valer a pena a leitura ou chegasse uma cena bastante emocionante, mas nem a morte de Rose me convenceu. 

A narrativa é sim um pouco cansativa, e apesar de ser bem desenvolvido nos aspectos em que precisava ser desenvolvido peca em muitos outros fazendo que a leitura fique um pouquinho morna e chata.  A história de Leo e Jane não convence muito. Uma mulher que entra em um bar vestida de noiva procurando um cara pra casar no mesmo dia sem nem ao menos conhece-lo só porque queria casar? É meio ilógico de se pensar no começo, porém a autora conseguiu explicar algumas coisas relacionadas a vida de Jane que soam satisfatórias de algum modo. No caso de Leo, eu me perguntava o tempo todo porque ele aceitou casar com Jane e porque ele se manteve casado com ela. A autora se preocupou muito em entrelaçar as histórias, mas se esqueceu de focar nos sentimentos de ambos e nesse relacionamento que vai acontecendo.

 Em muitos momentos parece que os dois nem gostam um do outro e soa irracional vê-los no final ainda juntos, os motivos dados pela autora para que ambos continuassem não foram convincentes o suficiente sabe? Mas tenho que admitir que a mesma escreveu uma história com aspectos e elementos emocionantes com pontos altos e pontos baixos. Faltou um envolvimento, um entrelaçamento melhor com o leitor, mas não deixa de ser uma boa história. Se você gosta de livros com tempos alternados e que se passam há anos atrás essa pode ser uma boa pedida diferente dos livros convencionais. 









Estação de King´s Cross, 1943. Rose chega a Londres querendo se entregar a uma vida de romance, glamour e dança, e para isso ela escolhe o Rainbow Corner, o mais famoso salão de dança da cidade. Enquanto a Segunda Guerra Mundial entra em seu momento final, Rose se apaixona perdidamente por um piloto, mas terá que lidar com as reviravoltas do destino antes que a guerra chegue ao fim. Las Vegas, dias atuais. Uma linda mulher vestida de noiva entra em um bar procurando alguém para se casar com ela. Quando Leo assume o papel e diz “sim”, ele não tem nenhuma ideia da situação em que está se metendo. Quem será Jane, a mulher misteriosa? Quando Jane e Rose, agora uma senhora de idade, se conhecem, a fagulha da discórdia se acende. Mas acontecimentos que elas não podem controlar fazem com que o tempo se torne um bem muito precioso. Depois da última dança conta a extraordinária história dessas duas mulheres, separadas pelo tempo mas ligadas pelo destino. Um romance que fará com que você acredite no poder do amor.






Um comentário:



Topo