Seriado: Dahmer Um Canibal Americano


Serie: Dahmer Um canibal americano
Lançamento: Setembro de 2022
Temporadas: 1
Gênero: Drama, Crime
Nota: 5 de 5
Baseado na história real do serial killer Jeffrey Dahmer
Onde assistir? Netflix

Creio que não há muito o que se falar depois de todo o sucesso e hype dessa série que dividiu opiniões levantando elogios e críticas para a atuação do Evan no papel de Jeffrey. Se você curte o mínimo de true crime, deve saber quem é Jeffrey Dahmer e porque ele ficou conhecido como o canibal dos Eua. Condenado por seus crimes e morto na prisão, ele é um dos assassinos mais famosos por lá tendo sido adaptado em alguns longas antes da série. Eu, inclusive já resenhei My Friend Dahmer e a resenha já está aqui no blog.

Eu ia fazer um resumo do enredo, mas a série se baseia na vida e nos crimes cometidos pelo Jeffrey passando por sua infância, a influência do seu pai e da sua família e seus pensamento durante os crimes e depois que foi preso. Uma das coisas mais interessantes aqui é como a série analisa bem as consequências de um ambiente familiar desestruturado na vida dos filhos. A mãe com sérios problemas psicológicos em constantes brigas com o pai. Um pai ausente que não aguenta mais lidar com a esposa e acaba deixando o filho de lado quando o mesmo apresenta indícios de ser diferente ainda quando é pequeno. Lembrando que a intenção da série não é amenizar o lado do Jefrrey nem muito menos faze-lo sentir pena dele. Ela apenas quer mostrar como todas essas coisas influenciaram na vida do garoto, que já mostrava indicios psicopatas desde criança sem empatia pela vida de animais e pessoas no geral. Ou pelo fato de ele sempre ficar fascinado pelo que havia dentro dos animais mostrando assim interesse pela taxidermia. A série também mostra os sentimentos do pai de Jeffrey, Lionel, que apesar das dificuldade com a mãe que sempre o abandonava tentava cuidar do garoto e de seus gostos peculiares da melhor forma possível. Quando Jefrrey começa a mostrar problemas desde adolescente, arranjando problemas, bebendo, se envolvendo em problemas com a polícia, trocando de empregos e nunca se encaixando em lugar nenhum o pai tenta desesperadamente nao querer enxergar o que está em sua frente.

Aqui temos um vislumbre da evoluçao gradual de sentimento de controle de Jeffrey, como ele agia, como ele atraia suas vítimas e porque ele fazia certas coisas com os corpos . Temos transições de tempos durante os episódios, com ligações com o pai de Jeffrey, a vizinha de Dahmer que desconfiava desde o começo dele, e de suas principais vítimas até ele ser preso, confessar seus crime sem nenhum tipo de remorso e acabar eventualmente morto na cadeia por outro preso. A série é muito intensa e cheia de gatilhos porque a intenção é chocar e chamar a atenção para como as coisas eram naquela época. Alguma cenas são sim, dificeis de assistir porque causam revolta, mexem com nossos sentimentos e causam arrepios. Jeff era extremamente estranho e não tomava cuidado com nada para termos noção de que naquela época a polícia não fazia um bom trabalho e não notava os desaparecimentos.

A série é muito bem executada, muito bem feita e adaptada e é claro grande parte disso se deve a atuação de Evan Peters que se entregou completamente a atuação estudando o real Jeffrey em entrevistas, trejeitos e jeitos de falar. Para o ator foi extremamente intenso mergulhar na mente de um serial killer e adapta-lo para uma série e ele fez isso tão bem que acabou ganhando um premio por isso. Você pode não ter estomago para assistir a série, mas com certeza vai concordar que o Evan merecia mais de um prêmio por ele. Dahmer incomoda, é intenso, cheio de gatilhos, mostrando diferentes visões dos envolvidos na vida de Jeffrey e tenta nos dar um vislumbre de como ele chegou aquele ponto e como seus atos horríveis influenciaram várias pessoas e causaram sofrimentos irreparaveis. Não tem como não se emocionar com a vizinha, com o pai dele ou até com uma de suas vítimas em que apesar de sabermos o que vai acontecer, torcemos para que Tony escape. Esse episódio foi o mais sensível pra mim. Se você se sensibiliza fácil talvez não consiga assistir essa série mas ela é muito necessária em vários quesitos. Apenas assista. Se você ama true crimes, vai amar essa.












 

0 comentários.:

Postar um comentário



Topo