Filme: A Pequena Sereia ( Live action )

 

Finalmente vamos falar do tão comentado e aguardado live action da animação de uma das princesas mais amadas da Disney. Pra você, que sei lá por um acaso não se liga na Disney e não sabe do que se trata vou te explicar. Há algum tempo, a Disney vem adaptando animações de sucesso em forma de live action, e a animação da vez foi da princesa Ariel original de 1989.


Quando o live action foi anunciado e consequentemente o elenco, muito se foi falado e discutido por conta de um fator: a atriz principal ser fisicamente diferente do original. Mas , além disso a imposição das pessoas foi por conta da cor de pele da atriz que, não preciso falar, não teria que nem ser discutida. Eu não vou entrar na questão da escolha da atriz aqui porque pra mim não me incomodei com o fato de ela ter características físicas diferentes, e ela de fato cumpre talentosamente o papel da Ariel tanto na inocência quanto na dedicação que a personagem precisa. Tirando as críticas que obviamente tem teor racista, creio que o que muitas pessoas queriam ver desse live action é  algo extremamente fiel . Se pegarmos todas as animações ( estou falando dos desenhos, não estou falando das histórias originais dos personagens nem de suas origens) todas que assisti foram seguidas as riscas com relação a características físicas do desenho, então por parte gerou-se uma frustração por conta disso. Muitas pessoas só queriam que fosse igual ao desenho. Mas, como eu disse isso não me incomodou já que a Halle cumpre lindamente seu papel. O que se deve pensar aqui pra Disney é em criar mais princesas e histórias com protagonistas negros talvez seja mais inspirador e espalhe mais diversidade e não somente inseri-los em histórias já criadas. Isso sim, seria incrível.


Agora, vamos falar do filme em si. Eu fui assistir o live action com muita expectativa já que já tinham saído vários cortes, pudemos ver parte da música " part of your world" e como Halle canta perfeitamente. Eu esperava que esse longa entrasse pra minha lista de live actions queridinhos e infelizmente isso não aconteceu. No geral, a Pequena Sereia é um filme bacana, mas não alcança a qualidade de outros live actions como Aladdin e Cinderela. Como mencionei acima, Halle cumpre o que o personagem pede. Ela transmite a energia, inocencia e doçura da Ariel lindamente além de emocionar com seu talento cantando, mas ela sozinha não consegue fazer com que o longa no geral seja considerado bom.


Uma das primeiras coisas que me incomodou muito é como muitas cenas são escuras. Que agonia! Eu, principalmente nos primeiros momentos não conseguia entender o que estava acontecendo. E parece que  longa inteiro é um pouco mais escuro mesmo nas cenas que não são na água. Isso muda em alguns momentos, principalmente quando a música do Sebastião é cantada porém ainda incomoda bastante. A música do Eric? Bom, pra mim não fez diferença. Creio que a mesma tenha sido adicionada para dar embasamento aos sentimentos do mesmo e isso é uma coisa que foi mais explorada no longa já que na animação as coisas acontecem muito rápido e ai a gente se pergunta " nossa tudo isso por um cara que ela conheceu em pouco tempo?", mas isso é até que desenvolvido dentro do longa mostrando que a Ariel quer muito mais do que ficar com o Eric e que quer mesmo pertencer ao mundo humano. 


Eu infelizmente não senti tanta química dos atores principais como casal. Eu tentei e tentei mas não senti. Pra mim, o fato de eles se apaixonarem não ficou muito convicente. Pareceu muito trivial sabe? E o longa tentou explorar isso mais do que no desenho com as conversas entre eles e o fato do Eric e Ariel terem ideias parecidas sobre seus povos e suas culturas. No máximo, eu consegui achar fofo mas não senti química. A Halle é fofissima, eu assisti entrevistas dela e ela realmente é uma princesa assim como a personagem, mas eu não vi a química que esperava. E isso pode ter sido um insight particular.


Outro ponto que me incomodou foi a rápida aparição das irmãs da Ariel. Eu queria muito ver cada uma , particularmente, mas o vislumbre delas nas cenas é muito rápido. Vi uma foto mostrando todas elas e só consegui observa-las melhor por isso e achei lindissimo a diversidade que a Disney deu com a escolha das atrizes. Uma pena, porque  queria que tivessem dado uns momentos a mais pra elas. Quanto ao Tritão? Eu li em uma crítica que ele parecia apático a maior parte do tempo e eu realmente reparei isso. Parece que ele não tinha nenhuma expressão, nem mesmo quando estava bravo. Só que voltando ao desenho ele também não era tão expressivo na animação então não me incomodou tanto.



Vamos falar do Linguado, Sebastião e Sabidão? Bom, pra mim, aqui aconteceu a mesma coisa que aconteceu com Rei Leão. Quando se traz personagens animados pra um live action tem que se conderar que se perderá muito do mesmo porque não é a mesma coisa. Creio que por conta disso mesmo, os ratinhos da cinderela foram adaptados pro live action de outra forma e as canções foram tiradas o que de forma, supreendente, não tirou a magia do longa que compensa na magia e delicadeza. Uma das coisas que mais se comentou é o fato dos animais não expressarem as emoções o que se perde da magia do desenho pro live action, mas isso é complicado porque os animais em si não são tão expressivos quanto os humanos e isso fica claro nesses lives actions. 


 A canção Fundo do Mar perde um pouco da sua alegria, e um pouco da sua expressividade com um personagem tão bacana quanto Sebastião, mas nesse quesito não tinha muito a ser feito e creio que a Disney fez o que podia. A expressividade do Sebastião é nula e o fato de o Sabidão ser engraçado ou do Linguado ser fofo se perde já que são animais reais. Quanto a canção " Part of Your World" ela é cantada brilhantemente pela Halle e um dos motivos pra escolha dela para Ariel foi sua voz. Talentosissima ela entrega tudo nesta canção e te emociona sim com a forma que performa a mesma. E vamos falar da Úrsula? Sim, eu amei a Melissa no papel. Ela entrega o que a personagem pede exatamente, mas a gente fica se perguntando certamente um pouco mais sobre a história da mesma. A canção dela é executada de forma bacana e suas expressões muito bem desenvolvidas. Eu realmente curti.


Em um contexto de enredo, a Pequena Sereia tem altos e  baixos com relação a varios aspectos mas com relação ao mesmo creio que ela seja bastante fiel a animação. Considerando todos os pontos citados não foi um live action que me fez amar a ida ao cinema. Apesar da Halle ser incrível no papel , isso não é o suficiente para que o longo seja considerado tão bem executado. No máximo me fez ter uma sensação boa com alguns picos de emoção momentâneos, mas de fato não se compara com outras adaptações. E você pode amar o longa pela nostalgia que o mesmo traz , mas se o analisar criticamente perceberá que ele perde pra outros em alguns quesitos. Vi que algumas pessoas disseram que é o melhor live action. E respeito isso, mas o melhor? Não, não mesmo. Ele fica ali no top 10, talvez no top 5 mas há adaptações bem melhores executadas que passam na frente dele facilmente. Foi uma boa experiência, mas não tão boa quanto eu almejava. 


0 comentários.:

Postar um comentário



Topo