13 reasons why: Temporada 4 foi um bom final?


Se você é acompanhante assíduo do blog, vai saber que fiz resenha da 2 e 3ª temporada de 13 reasons why. Finalmente, chegamos na quarta e última temporada (que eu nem sei se era realmente necessária) completamente confusa. Bom, eu não vou explicar o roteiro porque essa temporada tem consequências de atos da temporada anterior e assim por diante. Então, vamos continuar de onde paramos. Depois da morte do Bryce e de descobrirmos na terceira temporada quem realmente o matou, na quarta temporada temos uma forçação de barra em cima disso, com a morte de Monty e as dúvidas que rondam em torno da verdade de quem realmente matou o Bryce.  São 10 episódios e cada um com uma 1 hora cada em que a história se arrasta e se arrasta e te deixa agoniado. Aaaah deu uma vontade de gritar em certos momentos. Pra ser sincera, só assisti pra observar como finalizariam a série e fiquei muito, muito decepcionada. 

COMO SEMPRE o Clay coitado, é o único que parece estar sofrendo o tempo, tendo alucinações, enlouquecendo, guardando peso dos outros, carregando fardos, protegendo amigos e o coitado enlouquece de novo nessa temporada. Ele não tem sossego desde que a Hannah se suicidou na temporada 1. Então a série dá preferência por focar nessas alucinações em que Clay vê Bryce e Monty (que foi morto na cadeia). Tem também a Jessica que acaba vendo o fantasma de Bryce assombrando ela por ter encoberto o crime de Alex. E o Alex tá de boas lá. Ele não é atormentado não. Ainda não acho a Ani uma personagem interessante no enredo, já que ela foi inserida depois das consequência das fitas . Aqui, a Netflix tenta manter o suspense em cima do Clay com alucinações dele tendo pesadelos, e pegando uma vibe de segredos com a polícia em cima deles como PLL. Em alguns episódios, Clay é ameaçado por celular por alguém para fazer o que a pessoa manda , pois o mesmo estaria com o celular de Monty. Sem contar que tem o menino lá que era namorado do Monty e agora está na escola, fazendo suspense o tempo todo que vai descobrir a verdade, chegando de fininho em todos os personagens, dizendo que vai inocentar o Monty e na verdade, tudo conversinha.

 O personagem acaba não fazendo o que dá a aparecer e perde o foco dentro da trama. Aqui, novamente a Netflix tenta humanizar mais um cara que era horrível, fazia bullying pesado com os outros, era idolatrado e não assumia sua sexualidade. Depois de uma 3 temporada em que a série quer tentar consertar os erros da primeira, aqui vemos uma tentativa de conserto do conserto que não dá certo. Transformar uma série que devia ter sido estendida até no máximo a 2 temporada e querer transforma-la em um tipo de PLL colegial em novo modelo não funciona muito. Não vi indícios de pontos altos em quase nenhum dos episódios, além de ter achado todos muito longos. Para dar uma emoção pra série nos últimos episódio acabam matando um personagem pra dar mais fôlego pra série, que parece estar perdida em seus 10 episódios sem um foco pra passar. Ah, tantos e tantos pontos bons que poderiam ser explorados mas a Netflix preferiu seguir por um caminho clichê de segredos e alucinações, e ainda matar um personagem a mais pra dar emoção. A quarta temporada tenta fazer uma despedida emocionante, mas entrega algo confuso e perdido. Tenta passar uma mensagem, e até consegue mas ele meio que se perde no meio de tanta coisa. E se você se pergunta se o Alex pagou pela morte do Bryce? não, ele não pagou. E o namorado do Monty que queria fazer a tal vingança deixou por isso mesmo, e esse assunto desapareceu aos poucos. O suspense criado foi pro brejo. 

Mas uma das poucas coisas boas, foi o  amadurecimento do Clay em seu personagem. Em conversas com o terapeuta, dá pra perceber que ele leva muito das pessoas pra si, fica confuso e acaba refletindo comportamentos errados por isso. Clay tenta se encontrar no meio de TANTA COISA que ele passou. Porque sempre sobra pra ele, coitado. Mas fico feliz com a paz que ele encontra e com o final dado a ele.  Finalizando, 13 reasons why foi uma série boa em sua 1 temporada e creio que foi uma boa ideia ter uma 2 temporada como conclusão. Mas estender pra uma 3 e 4 temporadas foi desnecessário, desgastando o roteiro, os personagens e finalizando de forma morna. O que poderia ser evitado se tivesse sido finalizada na 2 com um final digno. É isso ai, gente. Ainda bem que acabou mesmo. Senão.










0 comentários.:

Postar um comentário



Topo