Resenha de Livro: Muito mais que o Acaso


Livro: Muito mais que o Acaso
Autor: Athos Briones
Ano: 2016
Páginas: 160
Editora: Gutenberg
Nota: 2,5 de 5

Eu queria muito ter gostado mais desse livro e fiquei pensando antes de escrever essa resenha mas preciso ser sincera com vocês. Quando soube do lançamento desse livro, fiquei feliz. Eu já adorava a Bianca Briones e saber que seu filho estava embarcando também no mundo da literatura foi empolgante e por isso esperei algo tão incrivelmente bom quanto os livros da Bianca. Antes de falar da minha opinião geral sobre o livro, vou falar um pouquinho do enredo para que vocês entendam do que se trata. O livro conta a história de Victor, um garoto humilde de escola pública e muito talentoso no futebol. Graças a esse talento, ele consegue uma bolsa em uma das melhores escolas particulares de São Paulo e vê isso como uma oportunidade de melhorar sua vida e a vida da mãe e de sua irmã. Quando ele chega na escola tem um pouco de dificuldade de encontrar seu lugar com medo de ser julgado pelas pessoas mas logo percebe que é uma besteira e consegue se encaixar com as pessoas fazendo vários amigos. É assim que ele conhece Sophia, uma garota de olhos claros e muito bonita que o rapaz se interessa logo de primeira. Com alguns temas abordados como preconceito racial, preconceito de sexualidade, preconceito social e algumas outras coisas o rapaz precisa vencer essa barreiras para ficar com Sophia e ajudar sua família.

Falando de uma forma geral, o livro tem uma história bacana. É uma história simples, bem jovial e com temas interessantes inseridos dentro dela. Eu li muitas críticas positivas sobre o enredo, mas não posso deixar de colocar as minhas opiniões. Muitas coisas me incomodaram durante a história. Primeiramente, os capítulos são muito curtos. Em muitos deles eu não entendi porque certos pontos foram divididos em outros capítulos sendo que eles poderiam ter sido colocados com outros. Ficou estranho. Lendo a narrativa com atenção a história toda me pareceu corrida. Como eu disse, há temas bem importantes e que chamam a atenção, mas do modo que a história foi escrita muitas colocações pareceram forçadas demais o que me incomodou muito. Muitas vezes eu me peguei lendo algo e pensando que aquilo não estava condizente com o desenvolvimento da mesma. Muitos diálogos também não acrescentaram nada a história, como a troca de conversas entre o personagem principal e seus amigos. Era um cumprimento( e ai brother, beleza, beleza, então falavam de algum assunto irrelevante pra narrativa e acabava) ai eu ficava ali pensando durante a leitura pra que aquele diálogo foi inserido sendo que muitos pontos da história poderiam ter sido bem mais elaborados. 


Não sei se pela linguagem jovial demais, o autor deixou de trabalhar muitas coisas que dariam a história algo mais encantador do que foi apresentado. Pra ser sincera nem o romance  de Sophia e Victor me entusiasmou. Ficou tudo muito morno durante toda a leitura. A narrativa não empolga apesar de ter assuntos sérios inseridos se tratando do preconceito, dos sentimentos que os jovens vivenciam e outras coisas, e apesar de o autor ter pegado pontos interessantes pra trabalhar o que foi apresentado foi colocado de uma forma forçada pra mim em que o ambiente não colaborou.  Me dói muito escrever esse tanto de críticas mas foi a impressão que fiquei do livro o tempo todo. Eu não poderia dizer algo diferente mesmo que quisesse. Não é por isso que digo que é um livro ruim. É um livro interessante, jovial, leve e rápido mas que faltou um pouco de equilíbrio. Já li muitos livros leves com essa dinâmica mais rápida que não teve um ápice mas o autor soube levar a história de uma forma cativante. Infelizmente não foi isso que aconteceu aqui. A pressa pra narrativa desenrolar ficou muito evidente e alguns momentos senti falta de fatos que desse um gás pra história ou uma exploração maior do que estava ali. Pra um livro jovial acredito que o autor tenha cumprido o que queria, trazer uma história leve porém acredito que poderia ter explorado vários outros caminhos.Enfim, foi um livro bem rápido e só posso dizer pra vocês que apesar de minha opinião vocês mesmos devem tirar suas conclusões. 





O amor não tem idade, não tem hora, ele acontece quando você menos espera.

Victor é um garoto comum. Estudante de escola pública, ele adora jogar futebol e sonha em proporcionar um futuro melhor para a mãe e para a irmã. Tudo o que ele precisava era de uma oportunidade para que os seus sonhos, enfim, se tornassem realidade.
O empurrãozinho do destino chega quando Victor ganha uma bolsa de estudos no melhor colégio de São Paulo, graças ao seu talento no futebol. Perdido em um ambiente completamente novo e muito distante da realidade de sua vida, ele encontra refúgio entre os novos amigos e nos olhos claros de uma garota chamada Sophia, capaz de fazê-lo se sentir parte daquele mundo. Mas quando a mãe de Sophia se opõe ao relacionamento dos dois, os problemas do ensino médio surgem e as pessoas não são tão receptivas quanto parecem, Victor percebe que terá de vencer o preconceito e a discriminação para provar que o valor de uma pessoa não se mede pela sua origem, mas por suas ações.





0 comentários.:

Postar um comentário



Topo