Resenha de Livro: Querido Dane-se

Livro: Querido Dane-Se
Autora: Kéfera Buchmann
Páginas: 224
Ano: 2017
Editora: Paralela
Nota:3 de 5
Livro cedido em cortesia pela editora

Querido Dane-se é o terceiro livro da Youtuber Kéfera Buchmann famosa por seu canal 5inco Minutos na internet. Ele é também a primeira ficção da jovem que agora nos traz uma história de auto descobrimento e sobre a necessidade de ter que casar, e ter um relacionamento com alguém pra ser feliz. A história gira em torno de Jussara, que só quer ser chamada de Sara que é uma estilista que trabalha como costureira em um ateliê de uma marca famosa. Seu sonho é ter seu próprio negócio, conhecer Paris e é claro casar antes dos 30. Ela está desesperada com isso. As coisas começam a desandar de vez quando seu namoro de 3 anos acaba sem mais nem menos por whatsapp. Agora, ela se vê sem perspectiva aos 26 anos e acreditando na ideia de que pode ficar pra titia e que um relacionamento fará dela uma pessoa mais plena e feliz.. 

Querido Dane-se me surpreendeu de uma maneira boa. Vou confessar que estava BEM receosa pra saber do que se tratava a história e de como a Kéfera se sairia escrevendo um ficção já que seus dois primeiros livros se tratavam de livros mais voltados para quem é fã da Youtuber. Neste livro, temos uma história adulta de uma mulher que quer correr atrás dos seus sonhos, mas ao mesmo tempo está tão focada de que um relacionamento é o que ela precisa que se esqueceu de como é ficar sozinha e ser feliz. A necessidade constante de querer ter um relacionamento somente pra agradar a sociedade é muito tola. Jussara é uma personagem um pouco imatura no auge de seus 26 anos agindo constantemente como uma jovem insegura que precisa de um relacionamento pra ser feliz do contrário não consegue. O livro aborda e afirma que se trata de empoderamento, mas não se vê muito isso na história até porque pra se trazer esse assunto a tona teria que conduzir a história de uma outra forma o que não foi feito. A Kéfera se saiu relativamente bem escrevendo uma ficção. Todos os elementos de comédia, e suas características marcantes que lembram falas dos vídeos de seu canal e de seus traços de personalidade estão presentes nessa personagem que acredito que reflita muito dela. A escrita da Kéfera nos diálogos me lembrou muito os livros da Isabela Freitas, bem objetivas com um toque de humor e interativas. A escrita não se aprofunda muito e fica o tempo todo baseada na leveza e não acredito que isso seja uma coisa ruim já que era isso que a história realmente precisava. Talvez se ela se aprofundasse mais em algo a história nem teria funcionado como deveria.  

O livro aponta temas interessantes que poderiam ser mais explorados e bem melhor explorados como: a necessidade de algumas mulheres com essa obsessão de terem que encontrar alguém e casar antes dos 30 ou ficarão pra titia ou a ideia de que estar com alguém é a única forma de ser feliz. Gostei bastante de como a história foi desenvolvida desse ponto em diante apesar de ter imaginado inúmeras formas que a história poderia ter sido desenvolvida. A escrita é bem rápida e claramente rasa e creio que é assim que a história teria que ser baseada nas características que foram apresentadas. Senti falta de alguns detalhes que poderiam fazer a diferença na história e na leitura que deram espaço pra uma narrativa em forma de diário que deveria ter sido muito mais aprofundada em alguns pontos da história. É um livro fácil de ser lido, rápido de ser lido e com uma história ok. Não é uma história de empoderamento e auto conhecimento. Até porque a autora não explora essa jornada quando a protagonista descobre isso e o final fica muito a desejar já que as indicações iniciais apontavam para um outro caminho. Tem pontos altos e pontos que deixam a desejar. Não é o melhor livro do ano nem o pior. É ua história comum com pitadas de comédia, assuntos medianos e uma forma de conduzir simples e leve. Recomendo pra quem é fã da autora e pra quem quer ler uma história rápida e sem nenhuma pretensão.









Sara tem muitos sonhos, mas também vários problemas para enfrentar. Para começar, seu namorado acabou de uma hora para outra com ela e por WhatsApp. Pouco depois, ela descobriu que o desgraçado está namorando uma socialite linda e admirada. Parou por aqui? Não: Sara, que é estilista de formação, mas trabalha como costureira, atualmente está de plantão na casa dessa socialite, arrumando as roupas dela.Enquanto lida com o ressurgimento do ex e tenta voltar a achar graça na solteirice, Sara sofre com seu maior medo: fazer trinta anos sem achar a sua cara-metade. Entre lágrimas e muita risada, no entanto, Sara começa a repensar sua vida. E a perceber que está diante de uma pessoa cujos anseios e gostos conhece pouco: ela mesma.Querido dane-se é a primeira ficção de Kéfera Buchmann, que, sem abandonar o bom humor de sempre, fala sobre autoestima, empoderamento e a importância de compreender os próprios desejos para se tornar alguém feliz.




0 comentários.:

Postar um comentário



Topo