Seriado: Control Z ( Temporadas 1, 2 e 3)

 



Ser:iado Control Z
Lançamento: Maio de 2020
Temporadas: 3
Status: Finalizada
Gênero: Suspense, Drama Adolescente
Distribuidor: Netflix
Nota: 3 de 5

Control Z é uma série da Netflix que fez bastante sucesso. Baseada na premissa do gênero adolescente de suspense/drama acompanha a história de uma escola com vários personagens que são alvos de um hacker que começa a expor vários segredos dos alunos. Inicia-se então uma investigação para tentar descobrir quem é o hacker que está causando brigas e expondo segredos de todos. Sofia que é uma das personagens principais parece ter uma sensibilidade pra perceber pequenas coisas e deduzi-las baseadas em observação. A mesma, com a ajuda do aluno novo Javier começa a investigar e tentar chegar até o hacker, mas quanto mais se aproxima mais parece que está cada vez mais longe pois as pistas acabam apontando a todo momento para algum aluno, e ela já não sabe mais em quem pode confiar. Um jogo se inicia na busca pela verdade e as consequências da exposição dos segredos. Com 3 temporadas, Control Z tinha tudo pra ser uma série bacana, mas caiu no clichê conforme suas renovações. Mas, vamos falar de cada uma nesta postagem.

Temporada 1

A temporada 1 com certeza foi a mais interessante pois o arco de investigação para saber quem estava revelando os segredos e por qual motivo estimula quem está assistindo a continuar até que se descubra. Se você já assistiu outras séries parecidas como Scream, Um De nós está mentindo, Pretty little liars e outras sabe que o desenvolvimento da história é bem parecido. A trama solta pequenos detalhes que empurram voce e te levam a pensar que pode ser um personagem o culpado e fica nisso por um bom tempo mudando o foco de um personagem pro outro até que perto do final é revelado que a pessoa responsável é um personagem que voce nem prestou atenção. Isso mostra que a série conseguiu prender sua atenção jogando ela para personagens aleatórios, tirando seu foco de pensar em quem realmente poderia ser o culpado. Isso funciona muito bem em séries/filmes com essa pegada de segredos e mentiras. Temos também o arco conhecido da consequência dessa revelação de segredos que gera um montão de consequências e faz que o enredo se enriqueça de outros momentos que podem ser explorados iniciados por algo já conhecido. Resumindo: a temporada 1 é muito boa e funciona com a premissa básica de investigação, revelação de segredos, uma boa divisão com foco nos personagens com segredos revelados, a consequência desses segredos e a instigação de quem está assistindo. É uma boa temporada de investigação com personagens e temas muito bacanas.

Temporada 2 (Contém Spoilers)

Quando se renova uma série que faz um sucesso bacana, talvez o maior receio seja que a qualidade, roteiro e personagens decaiam e caiam na mesmice. E eu queria dizer que a temporada 2 de Control Z se mantém na mesma qualidade porém não é isso que acontece. Como era de se esperar, a temporada 2 vem com a mesma fórmula da primeira, MAIS uma investigação e uma nova pessoa ameaçando os alunos da escola. Dessa vez, a ameaça não é sobre segredos, mas sim um tema de VINGANÇA contra a morte de um dos alunos. Aquela velha fórmula de " vamos continuar fazendo o que estamos fazendo, porque o que está dando certo , não pode dar errado né?" E é ai que as coisas meio que desandam. Essa mesma ideia de encontrar novamente uma pessoa que quer se vingar sem motivo aparente fica meio difícil de ser comprada durante a segunda temporada. A história tenta manter sua atenção como na primeira com os mesmos elementos de buscar entre os personagens quem poderia ser o "vingador". Aqui, eles se baseiam de desenhos do personagem falecido que sofria bullying com uma temática de que o vingador misterioso estaria realizando desejos do garoto que sofria abusos na escola. É um ponto interessante de se trabalhar porém com risco de decair na mesmice. Os primeiros episódios começam bem com a ameaça real e mais agressiva do tal vingador com alguns alunos, como enterrar vivo, envenenar, botar fogo na casa da mãe do menino morto. Era uma premissa mais intensa e ousada de se aplicar, porém acaba chegando em um certo ponto sem tanto estímulo como a primeira com a ação de alguns personagens, O resultado foi que a segunda temporada não empolga tanto como a primeira. Creio que depois de um tema de investigação intenso como na primeira, de termos descoberto quem era o hacker que liberou os segredos esperamos um certo tipo de ação dos personagens e isso não ocorre. A Sofia que é um dos personagens principais sofre com problemas emocionais, auto mutilação e etc mas ainda sim com todos os elementos revelados ela insiste em ficar com um personagem duvidoso como o Raul que é claramente manipulador pra conseguir o que quer e isso é meio que deixado claro nas temporadas. O relacionamento dos dois é confuso, e não fica muito claro porque apesar de tudo ela se sente atraída por ele. Ele é muito esperto e sabe jogar com as coisas que acontecem para que fiquem a seu favor, mesmo que isso não funcione como ele quer.  Aqui, novamente a série aposta em desviar sua atenção para alguns personagens e outros arcos secundários para que a descoberta do vingador não seja tão óbvia e quando isso acontece não é nada empolgante. O vingador é revelado, mas não convence de jeito nenhum. E novamente a série é finalizada com um evento trágico lembrando PLL e outras séries para que se tenha novamente uma continuação e novamente um arco de alguém ameaçando algo. 

Temporada 3

Talvez , pra mim, esta seja a temporada mais monótona de Control Z. Se prendendo a morte de um personagem, e também novamente ao mistério de quem está por trás novamente de " eu sou todos os segredos" sem se atracar ao Luis, a temporada tentar se manter no ritmo do mistério, mas sem saber muito pra onde vai. Sofia recomeça um romance com Javier, pra logo terminar do lado de Raul de novo. Como eu disse mais acima, não entendo essa dependencia dela com relação ao Raul depois do cara ter sido completamente controlador para faze-la ficar com ele. Mas, o roteiro mal explica isso porque força um romance inesperado entre Javi e Natalia para que ele fique ocupado e assim ela possa novamente ficar com Raul. Sofia, que gosta de um bom mistério é novamente colocada como um foco principal querendo descobrir novamente quem está por trás da conta, que parece se tratar de um culto bem mais agressivo. Os arcos paralelos com os outros personagens não se mantém tão fortes e nem mesmo o foco de esconder o acidente da morte da diretora da colégio de todos e ser ameaçado por isso faz com que a temporada fique envolvente como a primeira. Além disso, temos também o suicídio da Maria que apesar de ser triste, não soube ser bem encaixado no arco. Parece que foi feito apenas pra carregar mais um drama na temporada e mesmo assim o final, é decepcionante. As intenções da manipulação de Raul ficam ainda mais claras e ainda sim, sem motivo plausível ela acaba ficando com ele. 

Resumo: Control Z é uma série boa pra quem gosta de suspense, investigação e drama jovem porém tem seus altos baixos em 3 temporadas e infelizmente, somente a primeira funcionou completamente pra mim. Poderia ter sido finalizada na segunda. É uma boa pedida para passar o tempo na Netflix e tentar descobrir quem está por trás de todo esse segredo.













            

            

            

0 comentários.:

Postar um comentário



Topo