Eu assisti : O Homem Invisível


Filme: O Homem Invisível
Título Original: The Invisible Man
Lançamento: Feveiro de 2020
Duração: 2 horas e 5 minutos
Gênero: Suspense, Drama
Distribuidora: Universal Pictures
Nota: 4 de 5

Eu me surpreendi com esse filme. Antes de falar do que eu achei, e envolve muitas coisas vamos falar do enredo pra vocês entenderem melhor. Cecilia vive uma relação com medo o tempo todo, já que seu marido a priva de muitas coisas e é abusivo quase o tempo todo. Quando ele supostamente tira sua vida e deixa sua fortuna para ela, Cecilia começa a perceber que há coisas estranhas acontecendo. Com as provas contra ela, Cecilia precisa provar que o marido ainda está presente sem parecer que enlouqueceu ou que as coisas são fantasias da sua imaginação.

Li algumas críticas sobre desse filme e a maioria das críticas alega que o filme não chega a ser de suspense e nem de terror, mas creio que o homem invisível vá muito além disso. Colocado em uma categoria de suspense, aqui o enredo quer focar em um tema: relações abusivas. E a personagem de Cecilia é perfeita pra isso. Ela é o retrato da vítima em um relação sofrida que não consegue se desvencilhar e que a outra pessoa mantém refém o tempo todo. Apesar de o longa apostar em algo mais futurístico, com uma roupa capaz de tornar o marido invisível  aqui o contexto é colocado para que você enxergue o quanto uma mulher colocada nessa posição pode ser questionada e taxada como louca. Em alguns momentos, fica explícito o medo de Cecilia e como esse termo de invisibilidade é usado para explicar coisas que normalmente as pessoas não enxergam de verdade neste tipo de relacionamento. Controlado o tempo todo pelo ex, em um relação agressiva a personagem é corajosa, e luta contra o tempo para poder ter sua liberdade. O filme corre da forma que precisa, e flui com os acontecimentos e os medos da personagem. Elizabeth Moss é incrível. 

Em alguns momentos, não dá pra saber se a personagem está inventando aquilo, imaginando coisas que não existem por trauma ou se está falando a verdade. Mas o que mais se pode pensar aqui com certeza é em relações que o parceiro tenta oprimir o outro de uma forma que nem ele mesmo saiba quem é mais. O filme carrega consigo um pouco de suspense e tensão, já que a personagem tem todos esses receios e medos. O longa não é um suspense de sustos, mas sim de aflições leves com resquícios de reflexões que precisamos fazer. Quantas vezes fingimos não ver as coisas? Ou deixamos de escutar de verdade aquela pessoa? O homem invisível entrega uma obra com bom desenvolvimento, ótima atuação e sua atenção presa na tela. Eu recomendo.






Em O Homem Invisível, quando o ex abusivo de Cecilia (Elisabeth Moss) tira a própria vida e deixa sua fortuna, ela suspeita que a morte dele tenha sido uma farsa. Como uma série de coincidências se torna letal, Cecilia trabalha para provar que está sendo caçada por alguém que ninguém pode ver.




0 comentários.:

Postar um comentário



Topo