Livro pra Ler: Olá Caderno de Manu Gavassi

Livro: Olá, Caderno
Autora: Manu Gavassi
Ano:2017
Páginas: 312
Editora: Rocco
Nota: 3,5 de 5

BBB em alta. Manu Gavassi entre os participantes. E essa resenha não poderia sair na hora mais perfeita(ironia). Risos.  Olá Caderno, me lembrou muito um livro antigo da autora Liliane Prata, chamado o "Diário de Débora" e que na época foi publicado pela Capricho e fez um sucesso na época. Esse livro seguiu a mesma linha, mas do jeitinho próprio da Manu Gavassi. Se você conhece ela vai ser fácil identifica-la e ver as semelhanças nos dizeres da personagem com ela mesma. Olá, Caderno é tipo um diário. Mas a personagem Nina não quer chamar de diário, afinal ela já é crescida. Respeito, em primeiro lugar. Nina é uma personalidade única. Senti vontade de ter tido uma amiga como ela nos meus 17 anos (parece uma velha falando né? RISOS). Esse livro se inova e ao mesmo tempo sabe usar dos clichês de uma forma diferente. Abordando temas atuais da fase da adolescência, Nina sabe usar disso com um certo tom de drama, e uma dose alta de ironia. Eu ri em muitas, tipos muitas frases do livro. E isso me fez recordar algumas falas da Manu no próprio BBB. Não sei se realmente a personagem foi baseada nela, mas ela usou muito dela para escrever e isso ficou bem visível no livro. 

Nina não é uma menina enjoada, ela é decidida. Quer dizer, as vezes. Como todo adolescente ela tem dúvidas, paixões não correspondidas, sonhos e inseguranças e isso é desenvolvido de uma forma muito leve durante os capítulos do livro que são datados e divididos por estações do ano. Junto das estações, há diversas ilustrações que deixam o trabalho de edição da Rocco ainda mais caprichado e fofo.  A sinceridade dos pensamentos de Nina me cativaram bastante e confesso que a Manu me surpreendeu muito como autora. Ela não precisou forçar nada para a Nina ser a garota que arranca risadas com sua ironia e cativa com sua personalidade. Pontos muito altos para a ironia da Nina com as "blogueiras/influencers" que escrevem livros de sua vida e postam tudo de seu dia sem nada de diferente pra acrescentar. Muitos jovens vão se identificar com esse livro,que me fez pensar nos dilemas de sofrimento que eu tinha nessa época. Olá, Caderno é uma boa pedido pra você ter uma leitura leve, com algumas risadas e o jeitinho único da Manu Gavassi. Se você não a conhece, provavelmente vai querer saber um pouco mais dela e ADORAR esse livro. Pontos pra Manu.



Livro de estreia da cantora e atriz Manu Gavassi, "Olá, Caderno!" é uma ficção adolescente escrita a partir de entradas num diário. Ou melhor, caderno. É ali que Nina, uma garota de 17 anos, despeja seus pensamentos mais nobres e mais frívolos, além de desenhos, letras de música, poesias, e trata um retrato sincero de seus pais ausentes, de seus irmãos problemáticos, mas amorosos, de seus amigos e de outros personagens com quem convive. Como tantos adolescentes, Nina sabe o que quer da vida, mas não tem muita certeza sobre quem é ou como se encaixa no mundo. E a partir de sua perspectiva ácida e bem-humorada, divide com o leitor suas experiências, paixões, alegrias, dúvidas e tristezas.









Um comentário:

  1. Nossa, dessa eu não sabia!
    Já fiquei morrendo de vontade de ler, amo livros assim.
    Amei o POST.. Bjss

    www.camilacapoeira.blogspot.com

    ResponderExcluir



Topo