13 Reasons Why: Temporada 3 vale a pena?


Eis que a Netflix liberou finalmente os episódios da 3 temporada de 13 REASONS WHY.  E como eu falei da 2 temporada por aqui, achei válido falar pra vocês o que a 3 temporada trás e se ela foi necessária para uma série que devia ter somente 1 temporada. 

Atenção, essa postagem tem spoilers! Se você não viu a 2 temporada e não quer saber detalhes da 3 , não leia. Como a maioria das pessoas já sabe do que se trata a série, não vou fazer um resumo sobre a sinopse da mesma. A 3 temporada de 13 REASONS WHY é focada em um mistério que até então não tinha se revelado na 2 temporada. "Quem matou Bryce Walker?". Intercalando momentos atuais e do passado, a mesma se foca nas razões que a maioria dos alunos poderia ter para matar o Bryce e também de assuntos similares, como o que aconteceu depois que o Tyler quase tentou matar todo mundo no baile com uma arma.

Mas é bom?

Aqui temos uma nova personagem que também não foi citada na segunda temporada. O primeiro episódio da nova temporada, já começa com Ani, uma garota transferida de outra escola que começa relatando pra polícia toda sua trajetória com os personagens e com relação ao assunto do suicídio de Hannah e suas fitas. Vou confessar que inserir uma nova personagem foi bom e ruim ao mesmo tempo. A parte boa é que como Ani não conheceu e nem se envolveu com Hanna, a mesma tem uma visão e perspectiva diferente dos outros personagens e ainda assim é afetada por isso. A parte ruim é que me parece que colocaram a mesma para tentar suprir algo no enredo que muitas vezes não parecia nada a ver com o contexto já apresentado. Apesar de a série querer focar em um tipo de mistério, mais uma vez envolvendo os personagens já conhecidos, a ideia de quem matou bryce walker é surrada e já conhecida de muitos filmes de suspense, que normalmente fazem dos primeiros momentos na série parecer que fulano, ciclano e beltrano tinham motivos e poderiam ser eles, e na verdade não era bem aquilo já que a atmosfera é montada pra parecer que sim, e desviar a atenção da pessoa real. Normalmente é aquela pessoa que a gente nem pensou muito durante.

 Uma coisa diferente é que sim, todos ali tinham um motivo pra quer o Bryce Walker morto. Mas como era de se esperar,sobra para o Clay. Um personagem que parece levar culpa de tudo que acontece, que parece se martirizar pela morte de Hannah até o momento. A morte de Bryce não me pareceu natural sabe? Pareceu algo forçado pela série para tentar reparar os erros que foram cometidos. Alguns na primeira temporada e outros na segunda. Já que na segunda, Bryce foi julgado e inocentado nesta terceira a mesma quer mostrar que ele pagou o preço por isso e o coloca em um tipo de redescobrimento do mesmo, para tentar se render e compensar o que fez. Apesar de que nada que o mesmo fizesse traria a redenção que a série quis passar. Mas por outro lado, é interessante ver o modo que a história foi conduzida, mostrando um outro lado do mesmo que até então nem tinha ouvido as fitas da Hannah. E quando ele ouve, ele entende as consequências do que fez, revivendo os momentos. Ali talvez dê pra sentir um remorso por parte dele. O que acontece aqui é que as motivações para a morte do Bryce com relação a outras pessoas não são fortes o suficiente para justificar sua morte. 



A morte soa como superficial e como disse forçada para satisfazer as pessoas que acharam que o personagem saiu ileso. Em outra vertente, temos também um maior entendimento por parte da vida de Tyler, que depois de ser impedido pelo Clay ( que só se ferra e sofre) anda sobre supervisão e ganha apoio dos personagens. Ao longo dos episódios, vamos entendendo o que acontece com o mesmo,seu trauma com relação ao Monty ( e aquela cena horrível no banheiro dele sendo agredido). Eu confesso que me emocionei com o Tyler. A dor dele é profunda e dores assim causam efeitos catastróficos em certas pessoas. A cena mais emocionante foi com certeza a cena dele contando para o Clay. Eu fiquei com o coração partido. E aliás, senti uma compaixão grande pelo Clay por querer ajuda-lo e  se dispor a isso. A história do tyler talvez seja o ponto alto dessa temporada, já que o mesmo depois de confessar o que aconteceu consigo tenta encontrar um jeito de deixar aquilo pra trás e denuncia seu agressor. Aliás, o Monty também tem uma pequena revelação, já que as atitudes dele de bullying são um pouco mais compreendidas depois dos fatos apresentados. Os episódios não me entreteram muito, eu fiquei entediada com a enrolação para mostrar o assassino de Bryce e quando isso se revelou confesso que fiquei um pouco frustrada. Em vez de encerrar de uma forma bacana, deixou mais um buraco desnecessário encobrindo a ação de um personagem e acusando outro. Jessica amadureceu, diria que evoluiu um pouco ( nem tanto já que ela acoberta a pessoa que matou o Bryce) e busca nos episódios se encontrar e descobrir como lidar com o trauma do que passou com Bryce.  Sinceramente, não sei dizer pra vocês se essa temporada de 13 REASONS WHY foi necessária. Ela não me pareceu. 



Pareceu compensação para os buracos e erros das primeiras temporada. Compensação pro personagem Bryce. E tentou forçar um mistério que até seria válido se não fosse pela forma como foi abordado e finalizado.Foi um pouco decepcionante pra mim e acredito que essa história já deu o que tinha que dar sabe. Com 2 personagens mortos, não há muito mais o que explorar aqui para um temporada seguinte e espero que a Netflix não faça a cagada de continuar.Mas, se você assistiu as 2 primeiras o legal é assistir essa para ter sua própria conclusão.


Oito meses depois de evitarem que Tyler cometesse um ato impensável, Clay, Tony, Jessica, Alex, Justin e Zach encontram um jeito de carregar o fardo enquanto ajudam Tyler a ir para recuperação. Mas, depois de um tumultuoso jogo de boas-vindas que culmina no desaparecimento de um jogador de futebol, Clay é visto sendo investigado pela polícia. Cabe a um intruso guiar o grupo na investigação que pode revelar os segredos mais profundos dos personagens. Os parâmetros estão elevados na terceira temporada, ao mesmo tempo que consequências de ações bem-intencionadas podem mudar vidas para sempre


0 comentários.:

Postar um comentário



Topo