Eu assisti: O despertar de um assassino (My Friend Dahmer)

Filme: O Despertar de um Assassino
Título Original: My Friend Dahmer
Gênero: Drama, Biografia
Duração: 1 hora e 47 minutos
Lançamento: Janeiro de 2019
Baseado no livro de mesmo nome My Friend Dahmer 
Nota: 3 de 5

Quem me acompanha por aqui ou me conhece um pouco sabe que eu meio que sou muito, mas muitoo interessada em criminologia, principalmente em tentar entender mentes de seriais killers. Já falei sobre o filme do Ted Bundy ( do Zac Efron que já fiz resenha)e agora meio que cai por acaso no filme de outro serial killer famoso: Jeffrey Dahmer. O cara assasinou vários garotos em uma época nos EUA e ficou mundialmente conhecido. Agora, sai um filme no mesmo talvez cenário/sentido que Ted Bundy focar em outras coisas do assassino sem ser suas matanças. O que lhe levou aquilo? O que lhe motivava? Há algumas entrevistas do assassino que diferente do Ted Bundy falava muito em entrevistas. Aqui, o longa é baseado no livro de mesmo nome escrito por Deck Barckderf, colega de Dahmer na escola que passou algum tempo com o mesmo, e escreveu um livro em quadrinhos baseado no que presenciou ao lado do jovem serial killer por um curto tempo. O importante focar aqui é o filme não é focado nos crimes do assassino e como era de se esperar houve MUITA, MAS MUITA CRÍTICA com relação a isso. Muita gente dizendo que o filme é horrível, que é parado, que nada acontece mas o que vale aqui é você entender o ponto de vista que o mesmo quis passar e não se trata dos crimes, mas sim de mostrar como Jeffrey se tornou um assassino famoso. Tinha algo errado com ele? Teve influências da família? Isso já vinha desde cedo?

O filme mostra um pouco como o jovem se comportava já de maneira estranha desde sua adolescência. Introvertido e sem amigos, o mesmo já demonstrava interesse em ver o interior de animais desde jovem. Ele fazia experiência estranhas em seu laboratório caseiro, enquanto tentava descobrir o que fazer com essa vontade de querer abrir coisas/animais até que isso evoluiu e passou para pessoas. Além disso, o filme também mostra como o mesmo se descobriu homossexual, os sinais que ela já demonstrava, sua família que era um pouco desequilibrada com seu pai e sua mãe se separando. A mãe negligenciando o filho, o pai em intermináveis brigas com a mesma, a crise da mãe com remédios que o faziam imitar sons estranhos na escola para parecer legal e tentar ter amigos. O jovem Dahmer ( que no filme é interpretado por Ross Lynch que fez filmes da Disney ) é inquieto, tem hábitos estranhos e um desejo obscuro e latente que vai evoluindo de acordo com a cena. Não tem tensão, nem ação nesse filme. O longa quer mostrar outra visão de Dahmer, uma mais consistente do ponto de vista de outra pessoa que conviveu mesmo que por um breve tempo com ele e que apesar de ter percebido algumas coisas estranhas não imaginou que o mesmo se tornaria o que se tornou. O Ross está impecável na caracterização. Nos trejeitos do Dahmer, no vestuário, nas feições apáticas. Eu me surpreendi.  De verdade. E gostei muito da atuação dele. Em algumas cenas eu senti que ele realmente incorporou o Dahmer. Não é mais um filme sobre um serial killer focando somente nos crimes, mas sim no desenvolvimento do mesmo. Isso é tão interessante. O negócio foi tão pesado que o Ross gravou na casa de verdade onde Jeffrey morou e fez algumas vítimas. Inclusive, o Deck (colega de Dahmer na escola) quase foi uma das primeiras vítimas de Jeffrey e isso foi por bem pouco. O filme não é pra ser impactante, nem cheio de sangue, crimes e tudo mais. É algo pra que se possa compreender como nunca sabemos quem está do seu lado. Como não notamos os sinais e deixamos de lado pensando que não é nada demais. Como um jovem menino com desejos latentes estranhos deixou aquilo se agravar e foi evoluindo até chegar aos assassinatos. A evolução do Dahmer é muito interessante de se observar no filme, que termina com uma cena do mesmo dando carona pra um menino que seria sua primeira vítima. É um filme pra quem curte criminologia e toda essa parte mais detalhista. Se você quer um filme com crimes, assassinatos e focado nas mortes nem assiste. Mas se você quer ter uma visão diferente da juventude de um serial killer e suas possíveis motivações este aqui é bem certinho. Eu recomendo.





Anos antes de ficar conhecido mundialmente como um assassino em série, Jeffrey Dahmer foi um adolescente tímido e solitário. Lidando com problemas familiares, interesses no mínimo peculiares e a pressão do ensino médio e da adolescência, o jovem Dahmer gradualmente se transforma no homem que viria a aterrorizar os EUA.




Um comentário:

  1. Eu tava muito ansioso por esse filme mas tinha esquecido totalmente dele! Correndo para assisti-lo AGORA!! Os assassinatos Dahmer são bem interessantes e Ross Lynch deu um ar ainda mais intenso ao filme quando ele disse que durante as gravações era como se ele estivesse com o espirito dele de alguma forma.

    Ótima resenha :)

    http://assunto-infinito.blogspot.com

    ResponderExcluir



Topo