Resenha de Livro: @mor de Daniel Glattauer

Livro: @mor
Autor: Daniel Glattauer
Ano: 2013
Páginas: 212
Editora: Suma de Letras
Nota : 4 de 5


Pra quem não me acompanha aqui no blog, ou não me acompanha nas redes sociais não sabe mas eu sou parceira de um blog literário onde colaboro com resenhas, com isso recebo alguns livros de editoras para resenhar e foi esse o caso com esse livro. Há algum tempo atrás já tinha ouvido críticas muito positivas sobre o mesmo, que até tinha uma capa antiga e com isso tinha entrado em minha wishlist. Antes de falar sobre o que achei do livro vamos falar do enredo como é de costume. A história gira em torno de Emmi e Leo que se conhecem de uma forma bem peculiar: por e-mail. Em uma tentativa falha de cancelar a assinatura de uma revista, Emmi acaba enviando um e-mail errado para a caixa de entrada de Leo. O que deveria ser algo a passar em branco, se torna uma amizade pouco improvável.
Os dois começam a se corresponder com cada vez mais frequência e trocando confidências a todo momento. A intimidade aumenta, e os dois querem se encontrar pessoalmente mas será que devem se encontrar e talvez estragar aquilo que já tem dentro dos e-mails?

@mor com certeza me pegou desprevenida pois esperava uma coisa totalmente diferente do enredo. A história dos dois é toda contada entre os e-mails que ambos trocam entre si. O que começa por erro de endereço se torna uma amizade improvável que leva a diversos fases de um relacionamento colorido. Apesar de nunca terem se conhecidos os dois dividem confissões, suas vidas e falam de interesses comuns que deixam a história interessante. Emmi é casada, com 2 filhos por parte do marido e parece ter um casamento perfeito. Leo por outro lado acabou de sofrer uma desilusão amorosa. Dilemas, medos e ansiedades são os pontos chaves das conversas entre os dois. A narrativa com certeza é inteligente e esperta. Um livro contado em uma forma de narrativa comum em que os personagens não se expressam por ponto de vista deles mesmos sozinhos ou em outras situações mas somente entre si. 

O livro é espirituoso, você consegue dar um ou mais sorrisos lendo as conversas entre eles e fica pensando o tempo todo " por que eles não se conhecem logo?". O fato de Emmi ser casada poderia ser um grande empecilho e até incomoda um pouco em certo aspecto do livro porém outros aspectos também são misturados a esse levando a relação dos dois em questionamentos. É um livro interessante cheio de sacadas inteligente, conduzido de uma forma totalmente diferente e incomum dos livros que você costuma ler mesmo aqueles que abordam os relacionamentos dessa forma mais moderna. É um livro de leitura rápida já que toda a conversa se baseia nos e-mails que ambos mandam então você nem sente as páginas passando pelos seus olhos. É um livro bacana, leve e bem desenvolvido com uma temática legal e bem construída. Recomendo a leitura. 







Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Leo Leike, ainda digerindo o fracasso de seu último relacionamento, responde de forma espirituosa a duas mensagens enviadas por engano por Emmi Rothner, casada. Inicialmente, ela só queria cancelar uma assinatura de revista. Depois, inclui Leo por engano entre os destinatários de um e-mail de boas festas. Na terceira troca de e-mails, o mal-entendido dá lugar à atração mútua, reforçada pelo fato de um nunca ter visto o outro. Nada como a curiosidade instigada por frases bem encadeadas chegando a intervalos regulares numa caixa postal eletrônica para que os dois se esqueçam dos possíveis impedimentos. A cada dia, Leo e Emmi se sentem mais impelidos a marcarem um encontro. Após trocas contínuas de mensagens, está claro para ambos que o marido dela e as feridas emocionais dele não serão obstáculos para que marquem um encontro. O único obstáculo real é a insegurança de ambos quanto à transformação da fantasia em realidade. O austríaco Daniel Glattauer dá nova vida à tradição epistolar em @mor, primeiro de dois romances que exploram um relacionamento sustentado basicamente em trocas de e-mails. Romance de estreia de Glattauer e campeão de vendas na Alemanha e na Espanha, o livro explora, sob roupagem moderna, sentimentos familiares a amantes de todas as gerações.

0 comentários.:

Postar um comentário



Topo