Resenha de Livro: 13 Reasons Why


Livro: Os 13 Porquês 
Autor: Jay Asher
Ano: 2009
Gênero: Drama, Adolescente
Páginas: 256
Editora: Ática
Nota: 5 de 5
Livro que deu origem a série de mesmo nome da Netflix

Finalmente! Depois de tanto se falar desse livro e desse filme estamos aqui finalmente pra fazer uma resenha desse livro tão comentado. Depois da adaptação pra Netflix houve controvérsias com relação aos assuntos abordados no livro e na série e esse livro se tornou querido e odiado por muitas pessoas. Mas estou aqui pra falar da história em si e não do assunto diretamente que ela aborda ok? Então se você não curte o livro, o assunto ou a série nem precisa ler essa postagem. Demorou muito tempo pra mim adquirir esse livro já que o mesmo sempre estava muito caro e eu nunca conseguia comprar. Até que no dia internacional da mulher consegui o mesmo por metade do preço e ai finalmente vim aqui dizer pra vocês o que achei do livro baseado na série.

Não preciso dizer muita coisa com relação ao enredo porque tenho certeza que a maioria das pessoas devem saber exatamente do que se trata mas vou dar uma resumidiha rápida caso por algum motivo especial você não saiba. Os 13 porques gira em torno de fitas deixadas por uma garota que cometeu suícidio. Hannah Baker cita em cada fita o nome das pessoas que ajudaram ela a tomar decisão de tirar a própria vida. Quando a caixa com as fitas aparece na porta da casa de Clay  ele fica atordoado e quando descobre do que se trata parece não entender porque ele estava na fita. Afinal ele nunca maltratou Hannah. Eles eram amigos. O que raios tinha levado ela a se matar? O que tinha naquelas fitas? Conforme, as fitas são ouvidas fatos vão sendo escancarados e Clay percebe que Hannah sofria muito mais do que ele pensava.

O livro em si não tem muita diferença com relação a adaptação para série. Senti que ele é muito raso com relação ao que foi entregue na adaptação. Aqui, parece que o problema não é tão assim explorado e as coisas são bem diretas, o que não é ruim já que quando se explorada demais determinado tópico o livro acaba ficando chato e cai em questão de desenvolvimento da história. Achei a Hannah mais coerente com suas razões no livro do modo que foi apresentada e o Clay menos bobinho. Algumas pequenas diferenças do livro foram alteradas para série já que no livro a garota não tira a vida cortando os pulsos e sim tomando remédios.  Acredito que a troca foi realmente para impactar e chamar a atenção com relação ao suicídio que precisa muito ser conversado. Apesar de tocar numa ferida acredito que essa história tenha sido necessária para abordar como nunca sabemos o que se passa na vida das pessoas. As pessoas reagem de forma diferentes conforme as coisas vão cotnecendo em suas vidas e muitas não conseguem absorver e superar. Algumas brincadeiras ou palavras que podem não te afetar dependendo da fase que o outro está pode ser altamente destrutiva para outra pessoa. É bizarro pensar que não se pode falar nada, mas temos que tomar cuidado com o que sai de nossa boca. Com o poder que as palavras tem sobre outra pessoa, que muitas vezes nem é identificado no momento que é dito. Acredito que o autor soube conduzir a história de uma forma sucinta, objetiva tocando em um assunto delicado sem se prolongar demais ou dramatizar muito. Apenas sendo coerente com o que ele estava escrevendo isso independente se você concorde com os fatos da história ou não. A verdade é que bem necessário ler essa história mesmo que você não curta tanto. É necessário abrir os olhos e ver o efeito, as dores que uma pessoa enfrenta e a luta que ela trava.  

Eu gostei bastante do que li apesar de ter ficado receosa com relação a muitos tópicos. Era de se esperar que eu exigisse mais profundidade da história mas se tratando dessa acredito que o que foi desenvolvido foi suficiente para a narrativa. Talvez se o autor tivesse seguido a linha da série e explorado mais os pontos o livro não seria tão coerente como é ou ficaria com pontas soltas o que incrivelmente não acontece. Podemos não entender ou aceitar os motivos dados mas não é algo que não faça gancho com o que a história propõe. Os 13 porques é realmente necessário porque vem de uma ideia nova de tratar um assunto que nunca é bem aceito, que raramente pode ser falado e sobre o poder das palavras em transformar a vida das pessoas. Eu recomendo bastante. Até mais do que a série. E ah não deixe que o que foi feito na 2 temporada de 13 reasons why ( que não faz nenhum sentido) estrague o principal assunto e objetivo do livro. 








Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker, uma colega de classe e antiga paquera, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.




0 comentários.:

Postar um comentário



Topo