Resenha de Livro: Desaparecidas da Lauren Oliver

Livro: Desaparecidas
Autora: Lauren Oliver
Ano: 2015
Páginas: 304
Editora: Verus
Nota: 4 de 5

Desaparecidas conta a história das irmãs gêmeas Dara e Nick que são melhores amigas. Elas costumavam fazer tudo juntas e tinham seus momentos compartilhados a quase todo o tempo. A diferença entre as duas é mínima, mas tudo muda quando Dara beija o melhor amigo de Nick, Parker. A relação das duas fica abalada, assim como a amizade de Nick com Parker. Em uma tremenda confusão em que nenhum dos três sabe como agir um com o outro ocorre um acidente que separa definitivamente as irmãs. Agora as duas mal se falam e Nick tenta mudar isso fazendo uma surpresa para o aniversário da irmã. Enquanto isso, a cidade onde mora está em pane desde o desaparecimento de Madeline Snow, uma garota de 9 anos. Com as narrativas passando do olhar de Nick para Dara, podemos sentir uma diferença de características de uma irmã para outra. 

É interessante compreender os dois pontos de vista já que ambas acham que uma é melhor que a outra ou que uma é mais adorada e protegida que a outra.  Há passagens do diário de Dara, e alterações entre o presente e o passado. O livro é desenvolvido de uma forma única em que a autora soube colocar elementos bem trabalhados e desenrolar uma história que te surpreende muito no final. Não dei nota máxima a esse livro pelo simples fato de a história apesar de ser extremamente boa, não conseguiu me envolver completamente. Só consegui me sentir envolvida do meio quase pro final. No começo, a leitura se arrastou muito. Por mais que eu entenda o modo que a autora colocou a história no começo para que posteriormente ela pudesse ser entendida ainda assim achei certos momentos desnecessários.

A história tem uma premissa interessante já que trata de uma atmosfera de desaparecimento, irmãs unidas que se afastam. segredos e personalidades diferentes. Gosto muito da autora e seus livros " Antes que eu vá" e " Trilogia Delírio", mas esse livro ficou abaixo do esperado com relação aos outros pelo simples fato de não ter conseguido me envolver todo o tempo enquanto eu lia a história.  Apesar disso abusa de uma premissa inteligente, um desenvolvimento bem planejado e uma história bem bolada que te pega de surpresa no final dando um tremendo nó na sua cabeça e te fazendo perguntar porque você não percebeu aquilo antes. Fica ai a dica.





"No aniversário de Dara, acordo antes do despertador. Hoje é o dia: quando Dara e eu vamos voltar no tempo. Quando vamos nos tornar melhores amigas de novo. Quando tudo vai ser concertado."

"Essa é a questão entre mim e Dara: somos parecidas e estamos a mundos de distância. Como o sol e a lua, ou uma estrela do mar e uma estrela: relacionadas, claro, mas ao mesmo tempo total e completamente diferentes. E Dara sempre é a que brilha." 

"Às vezes, o que sobe desce e o que desce sobe, e o amor se transforma em ódio, e as coisas com as quais contávamos são arrancadas de debaixo de nossos pés e nos deixam pedalando no ar."

"É típico de Dara se tornar não apenas o assunto, mas também uma imposição na conversa mesmo quando não está no ambiente. Desde que me lembro, as pessoas me comparam com Dara, e não o contrário. Ela não é tão bonita quanto a irmã mais nova... É mais tímida que a irmã mais nova... Não é tão popular quanto a irmã mais nova."

"Acho que essa é a coisa legal de desaparecer: a parte em que as pessoas procuram por você e imploram que você volte para casa."







Alarmante e inspirador, um raro thriller psicológico com um bom coração em sua essência. Leia com as luzes acesas. --- E. Lockhart, autora de Mentirosos 

As irmãs Dara e Nick eram inseparáveis, mas isso foi antes --- antes de Dara beijar Parker, antes de Nick perdê-lo como melhor amigo, antes do acidente que deixou cicatrizes no belo rosto de Dara. Agora as duas, que eram tão próximas, não estão mais se falando. Em um instante Nick perdeu tudo, e está determinada a usar o verão para conseguir sua vida de volta. Só que Dara tem outros planos. Quando ela desaparece, no dia de seu aniversário, Nick acha que a irmã está se divertindo por aí. Mas outra garota também sumiu --- Madeline Snow, de nove anos --- e, conforme Nick procura pela irmã, fica cada vez mais convencida de que os dois desaparecimentos podem estar conectados. Neste livro tenso e cativante, Lauren Oliver cria um mundo de intrigas, perdas e suspeitas, enquanto duas irmãs buscam encontrar uma à outra --- e a si mesmas.

Um comentário:



Topo