Filme: O Inferno de Gabriel


Filme: O Inferno de Gabriel
Título Original: Gabriels Inferno
Duração: 2 horas e 05 (aprox)
Gênero: Drama, Romance
Lançamento: Maio de 2020
Nota: 2 de 5
Plataforma: PassionFlix

Assisti esse filme ontem, e antes mesmo de ele ter sido adaptado já sabia que o mesmo era um livro e que tinha uma considerável conquista de leitores que leram a obra. Fiquei curiosa com relação a história e aos comentários que observei em uma rede social. Nunca me interessei pela leitura do livro em si, mas resolvi dar uma chance para a adaptação(quarentena mores). E, eu me frustrei. E MUITO. A mesma fórmula de Crepúsculo, 50 tons, e outros está sendo usada aqui com outros elementos e isso chega em momento que fica saturado. E eu assisti o filme, irritada em alguns momentos, saturada com as semelhanças e os típicos clichês. Mas a gente já vai chegar nesse ponto. Até assisti um vídeo resenha do livro pra saber mais e formar melhor minha opinião e ela não mudou nada. Enfim, vamos explicar o enredo antes de mais nada. Gabriel é um professor especializado na obra de Dante " A divina comédia" principalmente no casal " Beatriz e Dante". Bastante difícil de lidar, o enigmático professor consegue o que quer com sua aparência física e seus charmes. Julia Mitchel é uma estudante de pós graduação que tem como foco a obra de Dante. Os dois acabam desenvolvendo um tipo de relação além de aluno e professor combinada com seus interesses na obra em si. O passado conturbado de Gabriel e a inocência de Julia se entrelaçam enquanto ele busca um tipo de salvação.

Tenho vários e vários pontos pra falar desse filme e não é pouco. Eu gostei bastante da parte cultural. A história se tornou um pouco mais interessante quando a história do casal é comparada com a obra de Dante e o interesse de ambos causa uma semelhança e identificação além de elementos da cultura italiana. Isso, com certeza foi um diferencial do filme. Masssss, como filmes do gênero peca e muito em coisas batidas e seguindo pelo mesmo caminho de filmes com clichês e personagens já muito, muito usados. Esteriótipos cansativos. O professor bonitão, rico e cheio de um passado sombrio. Por que todo cara de romance assim é lindo de morrer, rico e cheio de problemas?  Gabriel me irritou em diversos momentos do filme. Com seu ego e sua grosseria. Tornava-se agressivo e depois pedia desculpas. Mas a Julia, ganhou dele. Eu cansei de revirar os olhos. Como, como uma menina se comporta assustada, com medo e derrubando coisas toda hora? É literalmente toda hora. Do jeito que o cenário é tratado você esquece por um momento que ela está em uma pós graduação, o jeito que ela é age é como se estivesse no ensino médio em um romance proibido com o professor. A garota tem o típico ar de " Bella Swan misturado com Anastasia Steele" insegura, quieta, assusta, inocente, inexperiente e projetada pra ser uma pessoa que chama a atenção do cara mais bonito da história. Em uma das falas o cara pergunta se ela é virgem e na maior parte do tempo ela enrubesce o tempo inteiro como se fosse uma jovem adolescente. E estamos falando de um romance considerado erótico que se passa em pós graduação. Não faz sentido. A personagem da Julia é um esteriótipo completo dessas personagens citadas. A cara de boba que ela faz o tempo todo, de não se impor pra nada quando Gabriel é tosco e grosso com ela. Me irritou. Aos poucos no filme revela-se, que na verdade Julia já conhecia Gabriel, mas ele não se lembra nada. Inclusive ele, foi seu primeiro beijo. Não sei no livro, mas no filme a percepção que eu tive foi bobíssima, deixando parecer que Julia só se interessou por Dante e por esse lado italiano por conta de Gabriel. Ele comenta isso com ela em um flashback com ela e ela parece que se torna obsessiva com isso e com ele por conta do que houve no passado. Não deram nenhuma ênfase ao tal " passado sombrio" de Gabriel o que me deixou frustrada com relação a esse tal " inferno" que ele tem escondido. Isso foi deixado de lado para focar na mocinha inocente virgem que não esqueceu do primeiro beijo e do cara altamente sedutor que agora é seu professor e acha que ela é um tipo de anjo como na obra, que o salvará de seu próprio inferno. Fora que o clichê de ser rico e comprar a garota com presentes também está ali. Opa, Christian Grey é você?

Tinham tantos caminhos e meios pra diferenciar essa história das outras mas o roteiro baseado igualmente a história do livro, segue a risca e entrega mais de algo que já vimos, que cansa de ver, que é batido e que mesmo acrescentando uma cultura diferente e uma obra de romance conhecida e história de um poeta, usa e abusa dos clichês com personagens fracos e mal construídos. Duas horas de filme em que os dois ficam nisso, e ela o tempo todo com aquela de quem vai chorar a cada segundo. Eu me irritei de verdade. E o final? Previsível e idêntico ao final do primeiro filme de 50 tons no elevador com as portas se fechando e ele gritando pelo nome dela? han? Ah, sem paciência. Era pra ser um filme bom, mas não foi. Inclusive Julia me lembrou também a mocinha da série Fallen que se esforça pra parecer inocente e realmente um anjo o tempo todo. Bleh! Cansativo. Fiquei sabendo que essa história foi também escrita como uma fanfic de crepúsculo como foi em 50 tons o que explica muito da semelhança e dos mesmos elementos usados. Esperava muito mais e não estou nada interessada pelo livro. Um dos pontos interessantes porém foi conhecer a plataforma Passion Flix que está adaptando vários romances para filmes. É bom ficar ligadinho. 


"Enigmático e sexy, o Professor Gabriel Emerson é um especialista muito respeitado em Dante, mas à noite ele se dedica a uma vida desinibida na busca do prazer. Ele usa sua notória boa aparência e charme sofisticado para satisfazer seus caprichos, mas secretamente ele é um homem atormentado por seu passado sombrio, consumido pela crença profunda de que ele está além de toda esperança e redenção. Quando a doce e inocente Julia Mitchell se matricula como aluna de pós-graduação, a sua misteriosa atração por ela não só põe em risco sua carreira, mas o enviará a uma jornada em que o seu passado e seu presente colidem. Uma exploração intrigante e pecadora da sedução, amor proibido e redenção, “O Inferno de Gabriel” é uma história cativante e loucamente apaixonante, sobre como um homem consegue fugir de seu próprio inferno pessoal, enquanto ele tenta ganhar o impossível."


0 comentários.:

Postar um comentário



Topo