Filme : Lilo e Stitch ( Live action 2025)




Filme: Lilo e Stitch
Lançamento: 22 de maio de 2025
Duração: 1 hora e 48 minutos
Gênero: Animação, Família
Nota: 3,5 de 5
Onde assistir? Cinemas
Produção : Disney
Baseado na animação de 2002


Finalmente chegou o dia, e agora podemos falar de um dos filmes mais esperados de 2025. É verdade, que a Disney tem perdido a mão com alguns live actions e depois do fracasso e hate de Branca de Neve, criou-se grande expectativa em cima desse longa.

Se você é adulto, e fã da Disney sabe muito bem do que se trata o longa. Baseado na animação de 2002, um alienigena chamado de experimento 626 criado por um cientista para destruir chamado Jumba. Quando o experimento escapa em uma nave e vai acabar parando na terra, Jumba e Pigley são enviados para captura-lo. Porém, o animal que não é identificado é adotado pela pequena Lilo e sua irmã mais velha Nani que estão passando por problemas familiares. Enquanto, Stitch causa confusão em suas vidas, elas precisam lidar com todos os problemas para mostrar que são uma família.

Há certas coisas que o próprio pessoal da Disney confirmou que não é possível passar pra um live action porque ficam inviáveis. Em uma animação é sempre mais fácil desenvolver as coisas, mas quando passam-se para o mundo real , ai já fica mais difícil e com isso o longa tem certas diferenças, com cenas novas, alguns personagens novos  e mudanças com relação a animação.

A escolha dos atores foi satisfatória para os personagens da Lilo, Nani e Dave. Eles interagem muito bem entre si e criam uma conexão muito fofa de se ver. Aqui, deu pra notar que a Disney preferiu exaltar alguns pontos deixando outros de lado, sendo assim alguns personagens perderam seu ar da graça.

Os live actions da Disney normalmente aprofundam uma relação que na animação original não foi tão explorada ou foi muito rápida como em Cinderella ou Branca de Neve. Em Lilo e Stitch, focaram bastante na relação de irmãs das duas, e da forma como a Nani queria ir atrás dos seus sonhos sem deixar a Lilo pra trás.

Os esforços da Disney foram todos para deixar o Stitch, o mais fofo possível. E conseguiram. E não deve ter sido uma tarefa fácil já que o bichinho é bem atentado e agitado. Entendi porque algumas mudanças foram feitas, e apesar de parte de muitas e muitas cenas estarem lá, a essência do filme é um pouco diferente da animação.

Com o hiper foco na Lilo, no Stitch e na Nani, alguns personagens ficaram muito apagados e suas participações meio alteradas como o Cobra Bubbles, Pingley e o Jubba. Esses antagonistas traziam um ar de comédia pro filme além do Stitch, mas aqui ficaram de lado. O bubbles quase não aparece, mudam totalmente seu objetivo e o Jubba e o Pigley então? Perderam meio que a graça. Eles até são engraçadinhos, e achei inteligente a escolha de usarem a ideia de eles ficarem disfarçados como humanos porém a graça era eles serem alienigenas que vestem roupas de humanos e falam frases iconicas com contexto.

Aqui, as coisas ficam meio mornas. A Disney se esforçou para que o Stitch parecesse mais um bichinho desobediente, do que realmente um ser que quer causar destruição e caos. A Lilo consegue doma-lo muito facilmente nesse longa, e percebemos que o foco é vender o Stitch como animalzinho fofinho.

Até a cena do disco que era pra ser mais engraçada por conta da cara de espanto de Nani, foi modificada e meio apagada. O que nos pega são os momentos criados que estão ali, as principais partes da animação assim como as falas estão presentes trazendo nostalgia, e o vínculo forte de ser um filme com mensagem familiar é muito reforçado. As relações da Lilo com as amigas que a excluem também foi diminuida. A Mirto do desenho foi meio que esquecida já que algumas cenas com ela nem acontecem sabe? E a parte da Lilo ser briguenta era a parte engraçada.

Então, Lilo e Stitch não é uma cópia da animação em questão de cena por cena, porque é literalmente impossível fazer isso, ele tem suas próprias diretrizes, mas deixa tudo muito mais fofo com a interação da pequena Maya com o Stitch, e momentos leves e fofinhos para guardar na memória. Esperava um pouco mais na verdade, porque minha expectativa estava alta, e entrou na lista dos melhores lives actions da Disney, mesmo com alguns pontos menores que ainda fazem a animação sair na frente e ser melhor do que essa adaptação. Vale a pena o ingresso. Você vai querer abraçar e apertar o Stitch e é isso que a Disney quer.









0 comentários.:

Postar um comentário



Topo