Resenha de Livro: Simplesmente Acontece de Cecelia Ahern

Livro: Simplesmente Acontece
Autora: Cecelia Ahern
Ano: 2014
Páginas: 448
Editora: Novo Conceito
Nota:  4 de 5
O livro que deu origem ao filme de mesmo nome com Lily Colins e Sam Claflin.

Eu estava mais do que ansiosa pra começar essa leitura, já que tinha assistido ao filme tinha um bom tempo. O filme( que já tem resenha aqui no blog) apesar de bacana não me agradou tanto como muita gente relatou. Mesmo assim, comprei o livro esperando algo totalmente diferente da perspectiva do longa e foi isso que aconteceu. E eu fiquei super feliz. Desde PS EU TE AMO tive dificuldades em gostar tanto de um livro da Cecelia. Li outros dois dela e não agradou, mas esse aqui conseguiu. Vamos falar do enredo antes? Rosie Dunnie e Alex Stewart são melhores amigos desde os 5 anos, ou desde que se lembram. As trocas de confidências, brincadeiras, festas, aniversários, conquistas e tudo mais foram compartilhados entre eles durante todos os anos.  Quando o pai de Alex recebe uma proposta de emprego e se muda para outro país bem longe um do outro, os dois começam a perceber que a distância será um obstáculo em sua amizade. Mas não é somente isso que quer provar a amizade dos dois, quando Rosie engravida de um cara no baile depois de não conseguir ser o par de Alex, as coisa mudam radicalmente. Os dois começam a viver vidas diferentes, com realidades diferentes, se envolvendo com outras pessoas, tendo que crescer mais rápido e enfrentar as dificudades impostas. Um intervalo de tempo é criado entre os dois durante alguns acontecimentos, mas ambos não deixam de se falar e de serem amigos. O relacionamento de ambos vai crescendo, e conforme vão se relacionando com outras pessoas os dois descobrem que aquilo que eles queriam estava perto deles o tempo todo. 
Esse enredo pode soar muito familiar já que Simplesmente Acontece tem a premissa bem parecida com o livro Um Dia, no qual ambos são amigos mas desenvolvem vidas paralelas com intervalos de tempo grandes e que no final admitem aquilo que já estava na cara. Um dos pontos interessantes do livro é que toda a narrativa do mesmo é feita por cartas, e-mails, bilhetes, cartões e toda forma de comunicação que você conseguir pensar. Isso deixa a narravitva com uma cara totalmente diferente. A história de Rose e Alex apesar de ser clichê é bem interessante. A autora mergulha no mundo dos dois e se aprofunda nos sentimentos do casal um pelo outro. Os assuntos tratados na livro que ocorrem na vida dos personagens são bem claros e mostram como a vida pode nos levar para outros caminhos, mas no final nos escancara aquilo que já sabiamos bem há muito tempo. Como todo leitor que lê a obra e compara com uma adaptação fiquei extremamente irritada após ler o livro com o filme do mesmo. 

Desculpas sinceras pra quem curte ambos, mas o filme deixa MUITO a desejar. Apesar de se tratar aqui da resenha do livro, tenho que deixar expressada a minha insatisfação. Muita coisa foi modificada. Cenas que nem existem no livro estão no filme, cenas que estão no livro são modificadas no filme. O que me irritou bastante foi o corte de muitos acontecimentos e adaptação do mesmo para as telas, editando os elementos da história e trazendo uma certa confusão. Um livro divertido narrado por trocas de cartas, emails e etc foi transformado em um filme mediano que não representa a essência da história totalmente explícita na obra. No geral, deu pra perceber que fiquei muito frustrada. Mas para complementar, Cecelia soube explorar muito bem o relacionamento dos dois alternando entre os contatos da filha de Rosie, Ruby, a esposa de Alex, o marido de Rosie e vários outros elementos que são misturados com os acontecimentos recorrentes da vida de Alex e Rosie. Os dois são extremamente fofos em diversas ocasiões um com o outro além de serem engraçados. A irritante mania de Alex de trocar SEI POR CEI. A insistência de Rosie de corrigi-lo. As conversas divertidas dos dois. Me peguei várias vezes dando risada dos dois durante vários momentos da leitura e muito embalada pelo que os dois desenvolviam. 

A história de Alex e Rosie passa por diversas provaçoes, obstáculos, trilha caminhos diferentes com pessoas inusitadas, mas mostra que um amor de verdade nunca permanece. E que muitas vezes aquilo que insistimos em não admitir pra nós mesmos é a verdade mais urgente de nosso coração e sempre esteve ali, bem embaixo de nosso nariz. Se você assistiu o filme, com certeza a leitura deve ser obrigatória. Mas já aviso, se leu e ainda não assistiu se prepare para se decepcionar um pouco com a adaptação. Apesar disso, a história é muito boa e engraçada. Recomendo muito.
“Acho que a vida gosta de fazer isso com a gente de vez em quando: te joga num mergulho em alto-mar e, quando parece que você não vai suportar, ela te traz para a terra firme de novo.”

“A vida é dura, mas e daí? É difícil pra todo mundo, não é? Quem disser que é fácil está mentindo.”

“Não quero ser uma dessas pessoas de quem as pessoas se esquecem com facilidade, que era tão importante naquela época, tão especial, tão influente e tão querida e, mesmo assim, anos depois se torna apenas mais um rostinho vago e uma lembrança distante. Quero que sejamos amigos para sempre, Alex.”

O que acontece quando duas pessoas que foram feitas uma para outra simplesmente não conseguem ficar juntas? Todo mundo acha que Rosie e Alex nasceram para ser um casal. Todo mundo menos eles mesmos. Grandes amigos desde criança, eles se separaram na adolescência, quando Alex se mudou com sua família para os Estados Unidos. Os dois não conseguiram mais se encontrar, mas, através dos anos, a amizade foi mantida através de emails e cartas. Mesmo sofrendo com a distância, os dois aprenderam a viver um sem o outro. Só que o destino gosta de se divertir, e já mostrou que a história deles não termina assim, de maneira tão simples.


Um comentário:

  1. Eu gosto muito do livro e do filme, mas são histórias completamente diferente. A química entre o Sam e a Lily é o que mais me encantou. A escrita da Cecelia me fascina e se você tiver curiosidade, procura O Presente , é de longe o meu livro favorito dela!
    Beijos
    https://sophiesamiesarfati.blogspot.com/

    ResponderExcluir



Topo