Especial Ted Bundy: Conversando com um Serial Killer+ Falling for a Killer

Série: Conversations With a Killer: Ted Bundy Tapes
Nome: Conversando com um Serial killer: As Fitas de Ted Bundy
Lançamento: Janeiro de 2019
Gênero: Documentário, Assassinato, Serial Killer
Temporadas : 1( 4 episódios)
Canal: Netflix
Nota: 3,5 de 5

Quem me conhece bastante, ou me acompanha tem um tempo sabe que eu ADORO assuntos relacionados a assassinos em série. Adoro documentários sobre isso, a psicologia por trás da mente daquelas pessoas e a motivação dos mesmos. Por isso mesmo, vim aqui nesta postagem com um especial sobre um cara super conhecido, principalmente nos EUA, mas também em muitas parte do mundo: Ted Bundy. Um dos primeiros assassinos em série americano matou em torno de 30 mulheres ou mais, e era o tipo de cara de quem ninguém desconfiava pois era extremamente charmoso, educado e inteligente. Além de carismático. Recentemente, Ted virou assunto para 2 plataformas online. Primeiramente com o documentário da Netflix, Ted Bundy Tapes e depois com o filme dirigido pelo mesmo diretor com o Zac Efron interpretando o Bundy( já tem resenha aqui no blog). Hoje, vamos falar de desse documentário da Netflix e um que estreou recentemente na Amazon Prime "Falling For a Killer" é um documentário sobre o Ted diferente já que seu foco é na maior parte do tempo em mulheres que se envolveram com ele, sobreviventes e pessoas que se envolveram no caso. Se você não conhece a história do Ted, recomendo que assista o documentário antes de ler essa postagem. A história do Ted é complexa e existem várias matérias e documentários sobre. Aqui vamos abordar a condução do documentário, mas se você quiser ter uma noção geral da história do Ted você vai conseguir entender se assisti-lo.

Sob a direção de Joe Berlinger o mesmo diretor de "Ted Bundy Irresístivel Face do Mal", Conversando com um serial killer se diferencia por exibir gravações feitas com Bundy nunca exibidas antes. Durante as narrações, há depoimentos de investigadores, policiais e pessoas relacionadas ao caso. Ted fala de sua infância nas gravações primeiramente, depois parte a falar em 3 ª pessoas sobre os crimes. Finalmente, confessa alguns detalhes dos assassinatos quando está quase perto de ser executado. Podemos acompanhar as matéria de época, assim como notícias e depoimentos. Como as investigações eram dificeis de serem conduzidas naquela época pois a tecnologia era muito limitada. Há depoimentos da época de quando Bundy ligava para sua ex namorada Liz. Acompanhamos toda a repercussão do caso, as duas fugas de Bundy e principalmente sua arrogância e prepotência em afirmar que era inocente, usando da imagem de estudante de direito que tinha. 

Conseguimos dar uma olhada nas cenas mais famosas de Bundy, como quando ele fala " I will plead not guilty right now" ou uma de suas rara entrevistas na prisão antes de sua fuga quando ele estava bem barbudo. Podemos visualizar o julgamento resumidamente, Ted sendo mais uma vez preponte e arrogante achando que era charmoso e inteligente demais e seria inocentado. O fato de ele mesmo querer ser seu próprio advogado e as narrações da fita por cima onde ele descreve o que estava sentindo naqueles momentos até sua pena de morte na cadeira elétrica. Temos um insight de como o Ted era, já que o mesmo não falou tanto sobre seus pensamentos e nem tanto sobre os crimes. John Douglas ( que escreveu o livro Mindhunter e inspirou o personagem de Holden na série) também fala no documentário, pois o mesmo entrevistou Ted várias vezes até sua execução. O mais interessante é que Bundy ajudava John a traçar perfis de seriais killers pelos casos. O documentário é conciso. Sem delongar muito, mas deixando o que é necessário pra se entender sobre Bundy, em suas próprias palavras e com depoimentos de pessoas diferentes com visões diferentes. Pra você, que curte temas criminais ou psicológicos é uma excelente escolha.




Agora, vamos falar do documentário da Amazon Prime 


Nome : Apaixonada por um Serial Killer
Título Original: Falling For a Killer 
Gênero: Documentário
Lançamento: Início de 2020
Temporadas: 1
Canal: Amazon Original

Em Falling for a Killer, temos um assunto central igual " Ted Bundy" mas um foco completamente diferente. Aqui, as mulheres tem mais voz é o assunto é mais brando com depoimentos de pessoas que talvez não falaram sobre isso por um bom tempo. Uma das pessoas com mais destaque na minha opinião é a Liz, ex-namorada de longa data do Bundy que se reclusou por um bom tempo e evitou dar entrevistas desde aquela época. Temos também depoimentos de sobreviventes, amigos e parentes das vítimas de Bundy assim como de policiais. Apesar de falar dos crimes como no documentário da Netflix, aqui temos uma visão talvez mais sensível por dar voz as mulheres, já que todas as vítimas de Ted foram do sexo feminino. 

Passeamos sobre os movimentos feministas da época, as lutas das mulheres enquanto isso é alternado com depoimentos emocionantes de Liz , sua filha e amigos/parentes das vítimas. Alguns relatos no documentário foram exclusivos pra mim, de pessoas que escaparam por um triz de Bundy, que chegaram a conhece-lo e nunca imaginaram o que ele fazia escondido de todos. Temos depoimento do irmão dele também, mas o que mais se destaca no documentário é quando Liz descreve a situação e lê as cartas segurando-as em sua mão escritas pelo Bundy. Ela chega a lacrimejar assim como sua filha descrevendo os pensamentos, dúvidas, relacionamento e sentimentos que tiveram ao se envolverem com Bundy. Esse documentário mostra como uma pessoa pode parecer uma coisa e ser outra completamente diferente, sem que as pessoas soubessem. Mostra as consequências das pessoas com quem Bundy relacionou ao longo de sua vida e expõe dúvidas que jamais serão respondidas. É mais um complemento pra quem quer ver em primeira mão alguém que se envolveu com um assassino e chegou a ama-lo sem saber que ele tirava a vida de jovens por trás de suas costas. Eu recomendo.







Um comentário:



Topo